Buscar

descreva sobre a unidade funcional do rins relacionando os mecanismo dos rins a esta unidade funcional

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Beatriz Pacheco

O néfron é a unidade morfofuncional dos rins, sendo composto pelas seguintes estruturas: glomérulo renal, túbulo convoluto proximal, alça de Henle, túbulo convoluto distal e ducto coletor. É através dos néfrons que os rins exercem sua função, uma vez que cada néfron realiza de processos de filtração, reabsorção e secreção de substâncias, processos estes que resultam na retirada de substãncias do plasma e formação de urina. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os rins são órgãos do sistema urinário relacionados com o controle da concentração de substâncias no nosso sangue. São eles que retiram os produtos do metabolismo celular da célula e as substâncias que se encontram em quantidade muito alta no organismo, garantindo, portanto, a homeostase dos líquidos corporais.


Cada rim é envolvido por três cápsulas, que recebem o nome de verdadeira, gordura perirrenal e fáscia renal. Todo o rim é revestido pela cápsula verdadeira, que é uma membrana fibrosa intimamente colada à superfície do órgão. Ligando o rim aos tecidos circunvizinhos, encontra-se a fáscia renal, que é uma fina camada fibrosa. Entre a fáscia e a cápsula verdadeira, encontra-se tecido adiposo, a gordura perirrenal.


A unidade funcional dos rins compreende os néfrons.


Trata-se de células especializadas na filtração de substâncias diretamente do sangue, compreendendo proteínas, pequenas moléculas, lipídeos, carboidratos e água.


Dessa forma, também podem realizar a função de reabsorção renal, na estrutura conhecida como alça de Henle, reabsorvendo principalmente a água.


Portanto, o que não for aproveitado, será eliminado e levará a formação de urina na bexiga.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais