Buscar

Qual a diferença entre fundamento jurídico e fundamento legal?

Vlw galera mais linda!

 

💡 3 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A resposta para tal questão pode, como foi, ser respondida pelo caso prático a seguir, lembrando ao estudante do direito que o conhecimento profundo pode ser alcançado também no estudo pessoal do casos práticos disponiveis para consulta na jurisprudência.

Uma recente decisão do STJ, em que foi relatora a ministra Isabel Gallotti, rejeitou embargos declaratórios que alegavam que a decisão da Corte havia violado o art. 10, do CPC, que veda ao juiz surpreender as partes com fundamento acerca do qual não tiveram oportunidade de debater (EmbDecl. no REsp 1280825).

O caso envolveu a fixação de prazo prescricional em ação que discutia ilícito contratual. No julgamento da causa, foi aplicado o artigo 205 (prescrição decenal), em vez do artigo 206, parágrafo 3º, V (prescrição trienal), ambos do Código Civil.

Como as partes não discutiam que a prescrição era trienal, divergindo apenas em relação ao termo inicial da contagem do triênio, a embargante entendeu que, “ao adotar fundamento jamais cogitado por todos aqueles que, até então, haviam-se debruçado sobre a controvérsia (partes e juízes), sem que sobre ele previamente fossem ouvidas as partes, o colegiado desconsiderou o princípio da não surpresa (corolário do primado constitucional do contraditório – CF, artigo 5º, LV), positivado no artigo 10 do CPC de 2015”.

A ministra relatora realizou um importante aclaramento do sentido da expressão “fundamento”, utilizada no dispositivo legal em questão: 

 

(a) o fundamento jurídico, que é aquele que constitui a causa de pedir, a circunstância de fato qualificada pelo direito, em que se baseia a pretensão ou a defesa, ou que possa ter influência no julgamento da causa, mesmo que superveniente ao ajuizamento da ação; 

 

(b) o fundamento legal, a regra do art. 10 se aplica ao fundamento jurídico e não ao fundamento legal, que é aplicado de ofício pelo magistrado. Acrescentou a ministra:

“Pouco importa que as partes não tenham aventado a incidência do prazo decenal ou mesmo que estivessem de acordo com a incidência do prazo trienal. Houve ampla discussão sobre a prescrição ao longo da demanda, e o tema foi objeto de recurso, tendo essa turma, no julgamento da causa, aplicado o prazo que entendeu correto, à luz da legislação em vigor, conforme interpretada pela jurisprudência predominante na época para ações de responsabilidade civil por descumprimento contratual”

 

Referências

ministra isabel gallottiresp 12808325STJ

1
Dislike0
User badge image

Italo Ramon

Fundamento Jurídico: É o motivo que justifica a existência da ação, baseado na lei ou nos princípios de ordem jurídica. 

Fundamento Legal: São os artigos da lei em que se baseiam para estabelecer algo em um caso particular.

28
Dislike0
User badge image

Fernanda Pfeiffer Camera

Fundamento legal é a norma, de fundamento positivo. Ele corresponde à norma prevista em lei, que diz respeito a certo direito. Não é necessário, em regra, que se indique na petição inicial ou demais peças processuais, os fundamentos legais do direito pleiteado. Isto porque, pelo princípio do “iura novit curia”, o juiz já conhece o direito. A exceção dá-se em caso que  o tema abordado na peça processual versar sobre direito estrangeiro ou direito local (municipal). Nestas hipóteses, deverá se indicar os fundamentos legais, já que o juiz não é obrigado a conhecer de direito estrangeiro ao de seu país, nem de município específico. Contrariamente ao fundamento legal, é o que se entende por fundamento jurídico. Enquanto um é a positivação da norma, o fundamento jurídico representa a subsunção do fato à norma. Diz respeito ao fato em si, amparado por uma ordem legal, por um direito positivamente previsto.

 

13
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais