Buscar

quais as etapas do processo de gastrulaçao

💡 2 Respostas

User badge image

Ingrid Oliveira

O EPIBLASTO sofre proliferação de suas células através de mitoses sucessivas. Como a proliferação não cessa, as células começam a se soltar do epiblasto em direção ao hipoblasto: isto forma uma linha primitiva no epiblasto: área onde as células em proliferação estão se destacando para formar 2 novas camadas abaixo do epiblasto: a mesoderme, e a endomerme. A endoderme substitui o hipoblasto que se desloca e integrará, definitiva mente a placenta. Ao final da gastrulação temos um EMBRIÃO TRIDÉRMICO: o epiblasto, mais superior, que passa a se chamar ECTODERME; a MESODERME, logo abaixo, e também derivado do epiblasto, denominado de NOTOCORDA;  e a ENDODERME, que é a camada mais inferior das três.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O termo gastrulação significa a formação do intestino (grego, gástrula = barriga), mas agora tem um sentido mais amplo para descrever a formação do embrião trilaminar. A camada de epiblasto, constituída por células totipotenciais, deriva todas as 3 camadas embrionárias: ectoderme, mesoderme e endoderme. A faixa primitiva é a característica visível que representa o local da migração de células para formar as camadas adicionais.


A gastrulação foi um dos primeiros eventos morfológicos observáveis ​​que ocorreram no embrião de rã. Atualmente, os mecanismos moleculares e físicos que regulam o padrão e a migração durante este evento-chave estão sendo investigados em vários modelos animais diferentes. Esta região também foi chamada de "organizadora de Spemann" depois de Hans Spemann (1869 - 1941) que identificou a região em anfíbios.


Portanto, podemos resumir o processo de gastrulação da seguinte maneira: 

A gastrulação ocorre após a clivagem e a formação da blástula. É seguida pela organogênese, quando órgãos individuais se desenvolvem dentro das camadas germinativas recém-formadas. Cada camada dá origem a tecidos e órgãos específicos no embrião em desenvolvimento. O ectoderma origina a epiderme, o sistema nervoso e a crista neural nos vertebrados. O endoderma dá origem ao epitélio do sistema digestivo e do sistema respiratórioe órgãos associados ao sistema digestivo, como o fígado e o pâncreas. O mesoderma dá origem a muitos tipos de células, como músculo, osso e tecido conjuntivo. Nos vertebrados, os derivados de mesoderme incluem o notocórdio, o coração, sangue e vasos sanguíneos, a cartilagem das costelas e vértebras e a derme. Após a gastrulação, as células do corpo são organizadas em folhas de células conectadas (como emepitélio), ou como uma malha de células isoladas, como o mesênquima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais