Buscar

Na seara processual civil, o que são omissões processuais negociais e no que diferem-se dos atos-fatos processuais?

💡 2 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

O ato-fato é um ato humano em que a vontade não importa. A revelia e a ausência de recurso são atos-fatos. Portanto, para efeitos processuais, não importa se o réu quis ou não deixar de contestar/recorrer.

Via de regra, a contumácia, a inércia ou a omissão são atos-fatos processuais. Não é, contudo, toda omissão ou inércia que se caracteriza como ato-fato. Há omissões negociais. Ocorre quando o réu deixa de opor a exceção de incompetência relativa, por exemplo. A renúncia tácita à convenção de arbitragem também é uma omissão negocial. 

Em suma, há dois tipos de omissão no processo: a omissão contumacial e a omissão negocial. A primeira é um ato-fato, a segunda um negócio jurídico. O assistente, por exemplo, não pode se manifestar de forma contrária à vontade do assistido. Ou seja, o assistente não pode se manifestar quando a omissão for negocial.

Dessa forma, se o assistido for réu e não apresentar exceção de incompetência ou não suscitar preliminar de convenção de arbitragem, o assistente não poderá fazê-lo. Em contrapartida, caso o assistido não conteste ou não recorra, o assistente poderá fazê-lo, já que a revelia e a ausência de recurso são atos-fatos, ou seja, a vontade não faz diferença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes