Buscar

Qual a diferença de linhas equipotenciais para campo equipotencial?

Existe diferença entre campo eletrico equipotencial e linhas eletricas equipotenciais?

💡 1 Resposta

User badge image

Maysa F.

Conceitualmente, esclarescendo: As linhas elétricas equipotênciais formam uma superfície equipotencial, ou seja, o potêncial elétrico é igual em quarquer parte. Já o campo elétrico, que é gerado apartir de uma carga elétrica, é um vetor que apresenta perpendicularidade às linhas equipotenciais.

Espero ter ajudado.

 

 

 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Podemos definir essa linha, como sendo todas as linhas que possui em todos os seus pontos, um mesmo potencial elétrico. Vejamos a ilustração: 

Existe uma propriedade que diz que todas as linha equipotenciais e de força, quando se encontram, elas se torna perpendiculares entre si, como mostra a figura abaixo. Vejamos: 

A linha equipotencial pode também ser incluída em um espectro de um campo elétrico, tornando-as perpendiculares nos seus pontos de cruzamento. 

s superfícies equipotenciais (S) são aquelas onde o potencial elétrico é o mesmo em qualquer ponto de S. Isto significa que a diferença de potencial entre dois pontos, pertencentes a esta superfície, é igual a zero e portanto, o trabalho para deslocar uma partícula carregada, sobre S, é nulo. 
        Uma conseqüência da definição de superfície equipotencial é que o campo E deve ser perpendicular S em qualquer ponto. Isto significa que a componente do campo E, tangencial à superfície S, é nula.Veja a seguir algumas equipotenciais para diferentes distribuições de cargas.

        O potencial, devido a uma carga puntiforme, depende da distância radial à carga. Assim, todos os pontos, em uma superfície esférica de raio R, têm o mesmo valor para o potencial. Isto significa que, espacialmente, as superfícies equipotenciais são esferas concêntricas. Em um plano, estas equipotenciais são círculos concêntricos como desenhado na Fig.2(a). As linhas contínuas, nas figuras Fig.2(c-b), representam as equipotenciais para um dipolo elétrico e duas cargas positivas, respectivamente. Nos três casos, Fig.2(a-c), o campo E é representado pelas linhas pontilhadas.

 
Fig. 2(a-c) -Equipotenciais para distribuição de cargas discreta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais