Buscar

Quais são os instrumentos de controles sociais?

💡 5 Respostas

User badge image

Luis Fernando

A moral e o direito!
1
Dislike0
User badge image

Dri Santos

 
 

 

 

Instrumentos de Controle Social: Direito, Moral, Religião e Regras de Trato Social

 
Existem alguns instrumentos  que condicionam a vida do homem em sociedade para que assim possa atingir a harmonia social.
 
Direito e Religião
 
Há divergências nos setores direito/religião. A religião prega princípios e preceitos, visa a busca da divindade, enquanto o direito busca apenas a justiça "nua e crua", se preocupando apenas com as ações dos indivíduos e punindo-os. 
convergencia entre os dois setores é sem dúvidas alguma "a vivência do bem". Os dois buscam o bem, o direito com a justiça e a religião analisando e cobrando os deveres dos homens como seres divinos. 
 
Religião: "sistema de princípios e preceitos para a realização da vontade divina, com o propósito de conduzir o homem à felicidade eterna."
 
Direito: Instrumento de controle social, é o Direito Positivo (normas jurídicas de conduta e organização social  pelo Estado). Preocupa-se com a Justiça e tem um elemento básico que é a coação (força a serviço do Direito). 
 
Direito e Moral 
São dois elementos imprescindíveis na sociedade. 
 Moral: são normas que orientam as consciências humanas em suas atitudes. Preocupa-se com o bem, no sentido integral (de realização) e integrado (condicionamento ao interesse do próximo).
 
Na moral podemos encontrar alguns setores: 
Moral Autônoma: Corresponde a noção do bem que cada um possue. É a moral existente na consciência de cada pessoa em particular. O homem é o legislador de sua própria conduta e arca com todas as consequências. 
 
Ética Superios dos Sistemas Religiosos: Consiste nas noções sobre o bem. Ao acreditar em algo, uma pessoa irá cumprir sem inclinação alguma. Vai seguir todos os mandamentos que lhes forem impostos. É uma moral heterônoma (pois é coloca por terceiros). 
 
Moral Social: É a moral que rege uma sociedade. É o que diz respeito a consciência coletiva. É um conjunto de costumes e condutas de determinada sociedade. 
 
De uma forma clara, vamos evidenciar algumas divergências nos setores, Direito/Moral:
 
O Direito é Bilateral - ou seja, impõe um dever à um e atribui um direito á outro, segue uma via de mão dupla. A cada direito, corresponde à um dever. 
Exemplo: Se tenho um credor, tenho alguém que precisar pagar alguma conta (devedor)
A moral é unilateral - Apenas impõe o dever, deixando livre para cada indivíduo escolher se cumpri ou não o que a moral impõe. 
Exemplo: "Não pode entrar em uma sala em reunião sem antes bater na porta". 
 
O Direito é Exterior - Ou seja, ele visa apenas a ação praticada. Sem buscar o motivo. 
A moral é Interior - Ela busca entender o motivo da ação, o motivo pelo qual o indivíduo realizou tal ato ilícito. Busca entender de forma passiva. 
 
O Direito é Heterônomo - "Sujeição ao querer alheio". Ele é importo com ou sem a vontade dos indivíduos. Ele é imposto e requer cumprimento de suas normas. 
A moral é Autônoma - A moral é criada pela própria sociedade e ela mesmo se submete aos seus efeitos, de forma espontânea, sem pressão alguma. Apenas da própria sociedade. 
 
O Direito é coercível - Ele possui o elemento coação ( que é o elemento força, que o estado possue para que as normas sejam cumpridas). 
A moral é Incoercível - Não possui o elemento força, mas nem por isso ela deixa de obrigar seus destinatários . A moral consiste numa ordem valiosas para manter a harmonia da sociedade.
 
Regras de trato social: são padrões de conduta social ditados pela própria sociedade, com o propósito de tornar mais agradável, ameno, o ambiente social. 
Exemplos:  a cortesia, a etiqueta, a linguagem, o decoro, o companheirismo, etc.
 
Ela possue algumas caracteriscas que são elas: 
Aspecto Social: É a aparência. É como "eu" me apresento perante ao outro. 
Exterioridade: Quando se deseja "boa noite" à alguém não significa que tal pessoa será obrigada a responder. Visa apenas de forma superficial. O querer do indivíduo é dispensável aqui. Visa apenas o exterior. 
Unilateralidade - Corresponde a um dever, mas não exige absolutamente nada. Fica por conta do indivíduo. 
Heteronomia - Decorre de que obrigam os individuos independentemente de suas vontades. Obrigam porque a sociedade cria as regras e elas precisam serem cumpridas. As pessoas precisam se adaptar as regras da sociedade. 
Exemplo: "Fila", não está prescrito em leis, no entanto todo mundo chega e vai ficando atrás, respeitando a ordem de chegada. É algo que a sociedade criou de uma forma espontânea e cobra de uma forma indireta de seus agentes. 
Incoercibilidade - Não sofrem intervenções do estado. São regras impostas apenas para reger uma harmonia social e tem o objetivo educativo e não repressivo. 
Sansão Difusa - Consiste na reprovação de uma ação ou omissão
Exemplo: Uma pessoa que necessitou muito de ajuda, e podendo ajudá-lo, o amigo não fez por onde. Pode haver aí o enfraquecimento da amizade ou até mesmo o seu rompimento. 
Isonomia por classes e níveis de cultura - Cada um tem que se vestir de forma que seja adequado com o papel que exerce na sociedade. 
Exemplo: Não podemos exigir ou aceitar que um gari vista-se igual um juiz, e assim vice versa.
1
Dislike0
User badge image

Donatila Santos

Moral, Religão,Regras de trato social(etiqueta) e Direito. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais