Buscar

Uma norma pode ter validade sem ter eficácia?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Douglas

Para Norberto Bobbio sim,pois ele diz em sua ter iria do ordenamento jurídico que a validade da norma está vinculada à eficácia do ordenamento, a norma tem apenas que pertencer ao ordenamento eficaz. Já para Kelsen, a norma precisa de um mínimo de eficácia para ser considerada válida.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Sim.

A validade de uma norma se refere ao atendimento aos aspectos formais e materiais exigidos na CF/88. Para respeitar o requisito formal, por exemplo, uma lei deve respeitar o quórum de votação estalebecido pela constituição ou ao órgão ou à autoridade competente para a edição de determinado normativo. Além disso, quanto ao requisito material, é importante frisar que algumas matérias só podem ser tratadas por lei complementar como, por exemplos, a instituição do imposto sobre grandes fortunas (art. 153, VII da CRFB).

A eficácia, por sua vez, está relacionada à aptidão de uma norma regular situações e produzir efeitos práticos junto aos seus destinatários.

Então, mesmo que uma norma seja plenamente válida e vigente, esta pode ainda não ser eficaz, como é o caso da lei tributária que deverá respeitar a anterioridade nonagesimal ou, em certos casos, a noventena.

Exemplo: lei municipal que altera a base de cálculo do IPTU, publicada em 20 de novembro de 2014, possuindo em seu texto esse mesmo dia como data de vigência. Conforme a CF/88 (artigo 150, §1º), as alterações da base de cálculo do IPTU são exceções apenas ao princípio da noventena, devendo obediência ao princípio da anterioridade.

Assim, mesmo que publicada em 20 de novembro de 2014, portanto plenamente vigente, a produção de efeitos (eficácia) somente se dará em 1º de janeiro de 2015, obedecendo ao princípio da anterioridade anual. A lei já está em vigor, mas ainda não possui eficácia, não produzindo os efeitos que lhe são próprios quanto às alterações da base de cálculo. (Exemplo do Prof. Aluisio Neto do Estratégia Concursos)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais