Buscar

o que e respiração celular ?onde ocorre?

💡 2 Respostas

User badge image

Alexandre Bezerra

A Respiração Celular, que ocorre nas Mitocôndrias (Organelas Citoplasmáticas); é o processo em que as moléculas orgânicas reagem com gás oxigênio (O2), formando gás carbônico (CO2) e água (H2O). Esse processo também libera energia (90% da energia celular é fornecida pelas mitocôndrias), a qual é armazenada nas moléculas altamente energéticas de ATP (Trifosfato de adenosina, que vai fornecer energia para as atividades celulares).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio). A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. 


A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria. Do ponto de vista da fisiologia, o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente é chamado de ventilação, respiração ocorre apenas na célula, operação executada pela mitocôndria. Do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.


Portanto, respiração celular é o processo bioquímico que ocorre na célula para obtenção de energia, essencial para as funções vitais.

Fontes:

  • https://www.todamateria.com.br/respiracao-celular/. Acesso em 23 de julho de 2018;
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Respiração_celular. Acesso em 23 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais