Buscar

O que são postulados normativos?

Gostaria de saber um conceito e como acontece na prática.

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Leonardo

Os postulados normativos são normas imediatamente metódicas, que estruturam a interpretação e aplicação de princípios e regras mediante a exigência, mais ou menos específica, de relações entre elementos com base em alguns critérios. No âmbito do Direito existem os postulados hermenêuticos e os postulados aplicativos. Os postulados hermenêuticos são àqueles destinados a compreensão do Direito, ou seja, são utilizados a fim de se obter a compreensão do ordenamento jurídico.

Posso destacar:

a) postulado da unidade - o interprete ao conhecer o ordenamento jurídico deve levá-lo em consideração como um sistema em que deve a parte, ao ser interpretada, ser relacionada ao todo.

b) postulado da coerência - devem as normas serem relacionadas umas as outras na medida em que forem dependentes.

c) postulado da hierarquia - o qual determina que ao interpretar o ordenamento jurídico deve-se observar a existente estrutura escalonada e hierárquica entre as normas.

Já os postulados ditos aplicativos são normas que definem métodos ou critérios de aplicação de outras normas. Portanto, estes postulados normativos são denominados como ‘metanormas’ e classificados, conforme já dito, ‘normas de segundo grau’. No momento de se interpretar a norma jurídica devem ser levados em consideração os seguintes postulados de aplicação: ponderação, concordância prática, proibição de excessos, igualdade, razoabilidade, proporcionalidade etc.

8
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Humberto Ávila, tratam-se de normas que estruturam, organizam e viabilizam a aplicação das demais espécies normativas (princípios e regras). 

São condições essenciais sem as quais nenhum objeto poderia ser conhecido, por isso não se enquadram nem como princípios e nem como regras jurídicas. São normas imediatamente metódicas que instituem os critérios de aplicação de outras normas situadas no plano do objeto da aplicação (metanormas). 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais