Buscar

EERO DE TIPO X DISCRIMINANTE PUTATIVA

André presenciou o momento em que Bernardo desferiu um golpe de faca contra Carlos, ferindo-o gravemente. Procurando prender o agressor, André partiu em sua perseguição, logrando exito em deter a pessoa de Dimas, sósia perfeito de Bernardo, conduzindo-o contra vontade até o distrito policial. A conduta de André amolda-se em exercicio regular de direito putativo ou trata-se de erro sobre o elemento do tipo? Explicar por favor.

💡 2 Respostas

User badge image

Sidnei Suzart

       Configura-se erro do tipo quando tem essa " Falsa representação da realidade " Diante disso podemos dizer que sem a vontade e sem a conciência não podemos falar em dolo. Existem dois tipos de erro: invencível (escusável, justificável, inevitável) e do tipo vencível (inescusável, injustificável, evitável). Além desses ainda temos os erros do tipo: essencial e acidental, todos previstos nos artigos 20, 73, 74 do CP. Quanto a DISCRIMINANTE PUTATIVA, previsto no artigo 23 do CP. Falando em putatividade, queremos nos referir aquelas situações imaginárias que só existem na mente do agente ( antijuricidade ) Somente o agente acredita, por erro, que aquela situação existe. Previsto também nos artigos 20 e 21 do CP.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Trata- se de exercício regular de direito putativo, visto que, André pensava que estava agindo pautado no artigo  301  do Código de Processo Penal, porém, na verdade ele estava conduzindo outra pessoa presa ao distrito policial. Desse modo, essa excludente de ilicitude só existia na imaginação do mesmo. 

Art. 301.  Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais