Buscar

Quais são as camadas do útero? Explique.

💡 3 Respostas

User badge image

Màrcio Manfredini

Endométrio ➡tecido que reveste o útero e descama durante a menstruação. Miométrio ➡parte muscular do útero na qual se desenvolve os miomas. Perimétrio ➡camada externa que envolve o órgão.
5
Dislike0
User badge image

Thais

O útero possui camadas ou túnicas sendo elas apresentadas de três formas, Perimétrio( externo) é formado por uma camada serosa formado por mesotélio e tecido conjuntivo, miométrio ( intermediário) parte muscular formado por musculo liso  e endométrio ( interno) mucosa que reveste o útero onde acontecerá as fases proliferativa , secretora e menstruação . 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O útero é um órgão do sistema reprodutor feminino, responsável pela menstruação, gravidez e parto. É um órgão musculoso, oco e em formato de pera invertida. É no útero que o embrião instala-se e desenvolve-se até a hora do nascimento.

Localiza-se na cavidade pélvica, atrás da bexiga urinária e anteriormente ao reto. A porção superior lateral liga-se com as tubas uterinas, uma em cada lado. A porção inferior liga-se com a vagina. O tamanho útero varia de acordo com a idade, número de filhos e condições fisiológicas e hormonais da mulher.


Anatomicamente, no útero podem ser identificadas três partes: corpo, istmo e colo.

Corpo do útero é a porção principal, a sua região superior é chamada de fundo do útero.

Istmo é um pequeno segmento estreito situado entre o colo e o corpo do útero.

Colo do útero ou cérvix é a porção mais estreita que faz ligação com a vagina.

O útero tem como função abrigar o feto desde a fixação no endométrio até o nascimento do bebê. Para isso, o útero sofre diversas modificações durante o período da gravidez. As mudanças mais significativas são o aumento de vasos sanguíneos e a expansão do útero. Ao final do período da gestação, o útero ocupa grande parte do espaço abdominal. Além disso, durante a gravidez, o colo do útero é fechado por uma membrana, o que evita a contaminação do feto por agentes estranhos, como bactérias.


Quanto à histologia, o útero é revestido por três camadas de tecidos, denominadas de: perimétrio, miométrio e endométrio.

Perimétrio é a camada mais externa, constituída por tecido conjuntivo.

Miométrio é camada intermediária, constituída de musculatura lisa. O miométrio possibilita as contrações no momento do parto. Durante a gestação as fibras lisas aumentam de número e tamanho.

Endométrio é a camada mais interna formada de tecido epitelial altamente vascularizado. Ele reveste toda a cavidade uterina. O endométrio é responsável por alojar o embrião na parede do útero e irá nutri-lo durante o início da gestação, até a formação da placenta.

A menstruação consiste na descamação do endométrio, caracterizada por um período de sangramento. A menstruação ocorre porque não houve fecundação e a camada do endométrio é descamada e expelida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais