Buscar

Qual as funções dos queratinócitos?

💡 2 Respostas

User badge image

Alhayner Sidnei

A principal função é a produção de queratina (complexo filamentoso de proteínas). Além disso, os queratinócitos tem também funções imunológicas sendo capazes de sintetizar várias citocinas como a IL-1, IL-6, etc.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os queratinócitos, também conhecidos como ceratinócitos, são células diferenciadas que compõem o tecido epitelial e invaginações da epiderme para a derme, como é o caso das unhas e cabelos, responsáveis pela produção de queratina. Estas são as células mais comumente encontradas na epiderme, representando \(80\text%\) das células epidérmicas.


A principal função dos queratinócitos é produzir queratina, uma proteína fibrosa. Essa proteína forma uma camada que envolve as células da epiderme (camada mais externa da pele), de modo a evitar perdas desnecessárias de água e, também, proteger o organismo contra agressões externas, tais como choques mecânicos, radiação solar, ventos e chuvas. As células queratinizadas são mortas, mas, ainda assim, conseguem desempenhar tais funções, primeiro porque detêm microrganismos que auxiliam na retenção de água; depois porque formam uma camada protetora, que evita agressões às células vivas.


Portanto, a principal função dos queratinócitos é a produção de queratina, responsável por evitar perdas desnecessárias de água e, também, proteger o organismo contra agressões externas.

Fontes:

  • https://www.infopedia.pt/queratinocitos. Acesso em 30 de julho de 2018;
  • https://www.infoescola.com/bioquimica/queratina/. Acesso em 30 de julho de 2018;
  • https://www.infoescola.com/citologia/queratinocitos/. Acesso em 30 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais