Buscar

gestão publica

Para suprir as necessidades da comunidade, o governo (federal, distrital, estadual ou municipal) elabora políticas que tratam das diversas demandas sociais. Por exemplo, a Saúde é objeto de uma política pública, a Educação também, e assim por diante. A Constituição de 1988 é a sua fonte, nela estão previstos amplos direitos individuais e sociais que são viabilizados por meio dessas políticas. E para que o Estado execute suas políticas públicas, é necessário que arrecade impostos da população, devendo aplicá-los de forma transparente. O controle social, nesse contexto, pode ser conceituado como: a. O controle exercido pela sociedade e de iniciativa da sociedade. b. O controle exercido pela sociedade, que visa a avaliar as políticas públicas e ações governamentais. c. O controle exercido por um ente público, que visa a analisar as ações dos demais entes públicos. d. O controle exercido externamente por meio do poder judiciário.

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Dias Campos

A resposta é:

O controle exercido pela sociedade, que visa a avaliar as políticas públicas e ações governamentais.

O controle social é a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento, no controle das ações da administração e no acompanhamento das políticas realizadas. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania, pois a participação e o controle social estão intimamente relacionados: por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir preventivamente na tomada de decisões, orientando a Administração para que planeje sua atuação nas áreas que realmente atendam ao interesse público, e, ao mesmo tempo, pelo controle social, a sociedade pode exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de suas atividades.

Ou seja, a cidadania vai muito além do voto, implica que o cidadão participe antes, durante e depois das eleições, durante todo o mandato dos seus eleitos.

Afinal, você contrataria alguém para trabalhar para você e não controlaria se a pessoa está indo trabalhar ou não, se exerce suas funções com qualidade e sem desperdício? Votar e não acompanhar seu candidato eleito significa exatamente isso.

0
Dislike0
User badge image

Ana Caroline Pozza

o controle exercido pela sociedade que visa avaliar,as politicas publícas e açoes governamentais

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais