Buscar

gestão publica

Com relação aos mecanismos de participação da sociedade no Controle Social, assinale a alternativa que NÃO está correta, conforme os conceitos que estudamos: a. Os conselhos gestores de políticas públicas não são componentes do sistema de controle social instituído pelo poder público. b. A sociedade tem o direito de se organizar coletivamente para o exercício do controle social, inclusive quando o poder público não tomar essa iniciativa. c. A organização de grupos voltados para atividades de controle, atuando de maneira coletiva, é um tipo de controle social de iniciativa da sociedade. d. A lei de acesso à informação é um forte instrumento para o exercício do controle social.

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Dias Campos

Os conselhos gestores de políticas públicas não são componentes do sistema de controle social instituído pelo poder público.

Os conselhos gestores de políticas públicas, obrigatórios por lei, são canais efetivos de participação, que permitem ao cidadão opinar e fiscalizar a qualidade dos serviços públicos. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população, desde a formulação até execução de políticas públicas. Os conselhos são espaços públicos de composição paritária (na mesma proporção) entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrado nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal). Pesquise e descubra quais são os Conselhos que existem na sua cidade.

0
Dislike0
User badge image

Ana Caroline Pozza


a. Os conselhos gestores de políticas públicas não são componentes do sistema de controle social instituído pelo poder público. 

0
Dislike0
User badge image

Antonia Agrella

Os conselhos gestores de políticas públicas não são componentes do sistema de controle social instituído pelo poder público.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais