Buscar

gestão publica

Você passa todos os dias por um trecho da sua rua onde tem um canteiro de obras, com pessoal e máquinas cavando a rua. Parece se tratar de alguma tubulação de água ou esgoto, mas a obra já está ali há um bom par de meses. Como cidadão, você se sente no dever de acompanhar e, caso desconfie de algum problema, denunciar ao Ministério Público. Com relação ao tempo dos atos e fatos de gestão que se deseja controlar, o Controle Social pode ser: a. Prévio: participação nas audiências abertas e em reuniões de planejamento das políticas e do orçamento público. b. Concomitante: acompanhamento, fiscalização e denúncia durante a execução dos programas e gastos governamentais. c. Posterior: avaliação de resultados, desempenho e eficiência da gestão de determinado agente. d. Controle feito pelos conselhos gestores de políticas públicas. e. As letras 'a', 'b' e 'c' estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Marcelo Dias Campos

A resposta é:

Prévio: participação nas audiências abertas e em reuniões de planejamento das políticas e do orçamento público.

O controle prévio, ou preventivo, é o ideal, pois reclamar depois do problema é sempre mais difícil. Mas o acompanhamento, a fiscalização no local, o registro de ocorrências irregulares, o pedido de informações durante a execução de uma obra, a prestação de um serviço, compra ou manutenção de um bem público, são indispensáveis, e o cidadão é peça fundamental para auxiliar seus representantes a alcançarem os melhores resultados para todos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais