Buscar

gestão publica

Qual o resultado quando há maior participação do cidadão nas decisões e no controle das ações públicas, por exemplo, pesquisando as datas e participando das reuniões mensais dos conselhos municipais? a. O cidadão só pode participar das reuniões dos conselhos se for convidado, logo, a maior participação popular depende do próprio conselho. b. Aumenta a ineficiência do Estado na prestação do serviço público, pois não é possível fiscalizar a todos. c. Os casos de corrupção aumentam porque mais pessoas se envolvem nos processos de execução das políticas públicas. d. Diminuem as fraudes, os desvios e o uso indevido dos recursos públicos, porque o cidadão está mais atento. e. Não há alteração do resultado, porque todos são corruptos.

💡 1 Resposta

User badge image

Marcelo Dias Campos

A resposta é:

Diminuem as fraudes, os desvios e o uso indevido dos recursos públicos, porque o cidadão está mais atento.

Os Conselhos Municipais são instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo, de caráter permanente, que devem aprovar a proposta orçamentária das ações planejadas para o ano, por exemplo, bem como aprovar o plano de aplicação do fundo e acompanhar a execução orçamentária e financeira anual dos recursos, aprovando as contas finais. 

A participação nas reuniões do conselho é direito de todo o cidadão, porém, para emitir alguma opinião, é preciso ter autorização do presidente do conselho. 

Pesquise na internet e no Portal de Transparência da sua Prefeitura as Atas das reuniões de 2014 dos conselhos (Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho de Saúde, Conselho de Educação, Conselho de Segurança Pública, etc.). Avalie a atuação dos conselheiros e participe!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais