Buscar

Do que é feito o periósteo?

Tecido conjuntivo denso modelado???

💡 10 Respostas

User badge image

Richard Matsuura

Com exceção das superfícies articulares, toda a superfície externa dos ossos é envolvida por uma camada de tecido conjuntivo denominada periósteo.

Este é constituído por tecido conjuntivo denso modelado que possui fibroblastos e fibras colágenas dispostas paralelamente entre si e paralelamente à superfície do osso.

Além disto, possui células capazes de se transformarem em osteoblastos, caso o osso seja sujeitos a solicitações para formação de osso, tais como: modificação de força ou direção de pressão ou tensão sobre o osso, trauma mecânico, fratura, condições metabólicas que estimulem formação de osso.

O periósteo é a região do osso por onde correm vasos sanguíneos e nervos que penetram nos ossos por pequenos orifícios. Os orifícios maiores e são constantes nos vários indivíduos possuem nomes anatômicos.

1
Dislike0
User badge image

Ariele Costa

Sim. A camada fibrosa externa é de tecido conjutivo denso não modelado, e a camada osteogênica interna é composta de células.

0
Dislike2
User badge image

danilo rodrigues

Ele é composto de uma cama externa fibrosa, uma camada intermediária fibro-elástica

e uma camada interna osteo-blástica (não fibrosa).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais