Buscar

Qual é o Agente desnaturante que rompe as estruturas terciárias de uma proteína, pois substitui as pontes S-S dos grupamentos tióis entre "cotovelo"

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Como um grupo funcional do aminoácido cisteína, o grupoamenti tiol possui um grande papel na biologia. Quando os grupamentos tiol pertecentes a dois resíduos cisteína  são colocados um perto  do outro no decorrer do mecanismo de dobragem da proteína, pode-se gerar uma unidade cistina com uma ligação dissulfeto (-SS-)  a partir da reação de oxidação.


Essas pontes contribuem para uma estrutura terciária da proteína , no caso em que as cisteínas compoem a mesma cadeia de peptídeo, ou para a estrutura quaternária , compondo ligações covalentes bastante fortes entre diferentes cadeias peptídicas. Visualmente, vemos esse equilíbrio cisteína-cistina em  quando alisamos o cabelo.


Basicamente, grupamentos sulfidrila que estão no sítio ativo de uma enzima formam ligações covalentes com o substrato da enzima. Esses sítios ativos de resíduos de cisteína compoem a unidade funcional da cisteína proteases. Tais resíduos são capazes de reagir com os íons de metais pesados (Zn2+, Cd2+, Pb2+, Hg2+, Ag+) por conta da enorme afinidade entre o sulfeto "mole" e o metal "mole" . Isto pode deformar a proteína.


Portanto, o agente desnaturante nesse caso são os metais pesados

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais