Buscar

Quais as diferenças entre as normas das Empresas Comerciais e das Entidades cooperativas ? e que normas eu utilizo para fazer esta comparação ?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Na cooperativa, todos os associados são donos e tem como proposito desenvolver atividades produtivas a partir dos princípios cooperativistas e de valores humanos como também desenvolver outras práticas como o comércio justo e solidário. Os meios de produzir são propriedade coletiva dos co-operadores.


Por sua vez, a empresa privada possui um dono ou vários acionistas majoritários. A empresa visa lucro e tem um ou mais donos majoritários definidos.


No Brasil as cooperativas são regulamentadas pela Constituição Federal, pelo Novo Código Civil e também pela Lei nº 5.764/1971 (Lei do Cooperativismo). Nelas, estão descritas as principais regras que regem o modelo cooperativista brasileiro. Por derradeiro, a cooperativa apóia-se em dois pilares: a Lei, os Estatutos, a legalidade; e a observância da doutrina com seus princípios filosóficos, o que nos torna cooperativistas no mundo inteiro.

Por outro lado, as empresas privadas apoiam-se na Constituição Federal e Novo Código Civil.


Portanto, resume-se que a empresa privada possui um dono ou vários acionistas majoritários enquanto a cooperativa caracteriza-se por todos os associados serem donos e terem como proposito desenvolver atividades produtivas a partir dos princípios cooperativistas e de valores humanos como também desenvolver outras práticas como o comércio justo e solidário. A compararação as normas de tais organizações se dá pela Constituição Federal, pelo Novo Código Civil e também pela Lei nº 5.764/1971 (Lei do Cooperativismo)

Fontes:

  • http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/66133-66133. Acesso em 02 de julho de 2018;
  • http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-as-normas-que-regem-as-cooperativas,cc3b9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD?origem=tema&codTema=5. Acesso em 02 de julho de 2018;
  • https://unisolrs.wordpress.com/2013/08/21/289/. Acesso em 02 de julho de 2018;
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais