Buscar

Órgão transplantado pode ser doao novamente?

Olá, não sei se estou fazendo a minha pergunta no lugar certo. Sou da engenharia, mas uma dúvida apareceu em minha mente e acho que vocês podem me ajudar.

A dúvida é!

Uma pessoa precisou de um transplante de coração (poderia ser outro órgão também, mas enfim), ok ela conseguiu e viveu cerca de 70 anos. Após sua morte foi constatado que ela era doadora de órgãos. E aí? O coração que já foi de um primeiro e segundo ser, poderia ser de um terceiro ser e assim sucessivamente?

Até quando esse órgão duraria? Existe algum procedimento quanto a isso?

 

💡 5 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

O coração particularmente possui uma característica bem específica do orgão quanto ao seu processo de envelhecimento.

Em corações mais jovens, há menos ramificações de vasos do que em corações de idosos por exemplo, o que torna os jovens bem mais susceptíveis ao Infarto Agudo do Miocárdio fulminante do que os idosos. Pois imagine uma cidade com poucas vias de acesso. Se ocorrer um engarrafamento em uma via haverá menos possibilidade de fluxo o que levará à um rush generalizado no trânsito. Agora pense em uma cidade mais antiga com inúmeras vias de acesso alternativo. Mesmo que haja congestionamento em uma, haverá mais possibilidade de que o trânsito continue fluíndo como um todo através das outras demais vias de acesso. Por isso o IAM costuma ser bem mais fatal em jovens, tornando com isto o coração de um idoso tão bom quanto ou até melhor. Ou seja, a idade do orgão em sí não interfere muito neste aspecto.

Por definição não há nenhuma restrição absoluta, exceto para doenças cardíacas, ou seja, no próprio orgão (ou outro orgão do qual se trate a questão) e pacientes com doenças infectocontagiosas que impeçam impreterivelmente a doação.

Digamos que o referido idoso de 70 anos que evoluiu à obito tenha sido transplantado dois anos antes e tenha recebido um coração saudável. A resposta é sim. O coração dele poderá novamente ser transplantado sem acarratar nenhum tipo de problema.

Abçs

9
Dislike1
User badge image

Alison Borges

Hmm que interessante! Muito obrigado pela resposta Rômulo!

1
Dislike0
User badge image

Alexandre Buce

sim

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais