Buscar

Aguem pode me ajudar nesta questão, por favor?

Leia a situação descrita abaixo, extraída do Livro Caminhada Empreendedora e a seguir assinale a opção correta em relação a moral da história que podemos retirar/aprender:

História

Miguel sempre foi um aficionado por música. Gostava não somente de tocar guitarra, piano e bateria,, como também de efetuar gravações de suas perfomances. Em conjunto com dois amigos, teve a ideia de produzir CDs com aulas de música. Porém, em 2000, a tecnologia de produção de CDs ainda era algo restrito e os equipamentos e softwares necessários eram caros. A opção que tinham era produzir as aulas em estúdio próprio e terceirizar a produção dos CDs, ou usar um estúdio alugado. Não havia dinheiro para mobilizar as duas ações e muito menos se mostrava interessante terceirizar tudo, visto que ficariam à mercê dos terceirizados em toda a linha de produção.

Resolveram estudar mais o método de ensino de música que pretendiam desenvolver para inserção nos cursos por CDs e aproveitaram o amplo poder de pesquisa da internet, com o apoio do recém surgido Google. Quanto mais pesquisavam métodos, mas queriam aprimorar o método que desejavam implementar. Em paralelo, pesquisavam o maquinário necessário para produção dos CDs e os estúdios disponíveis para locação. Avançaram nas pesquisas, evoluíram bastante no método que iriam adotar e estavam praticamente prontos para a ação. Porém, havia passado dois anos desde a ideia original. A realidade de 2002 era outra e bem menos amigável ao projeto que haviam amadurecido no decorrer dos últimos 24 meses.

Havia estourado de forma ampla a tecnologia MP3, os programas P2P (pessoa a pessoa) estavam sendo amplamente utilizados e a mídia CD estava entrando em decadência. Seria imprevidência abrir um negócio para a produção de CDs em um mundo que estava focando trânsito de mídia pela internet, em formato MP3 e independente de mídias físicas. A pergunta que fizeram era: valeria a pena desenvolver CDs com um mundo em que circulariam dezenas de cópias de seu curso pela internet sem que as pessoas precisassem pagar por ele?

A resposta era óbvia: o modelo de negócio que haviam desenvolvido não teria viabilidade no mundo de P2P que ganhava corpo e iria dominar o mundo fonográfico em poucos anos.

Fonte: Schneider, E, I; Castelo Branco, H. J. Caminhada Empreendedora, Curitiba, Intersaberes, 2012, p. 72-73

 

Assinale abaixo a moral da história que seja a correta:

 
A
Nem sempre algo que está sendo ultrapassando, em termos de tecnologia, será necessariamente um mau empreendimento.
B

Não basta identificar uma oportunidade de negócio se não houver capital suficiente para iniciá-lo de forma a superar a concorrência.

C

Todo negócio que leva 2 anos para ser iniciado/inaugurado estará ultrapassado.

D

Somente através de muita pesquisa, estudos e dedicação para conhecer todos os aspectos do futuro empreendimento é que o empresário saberá se vale a pena ou não fazer o investimento financeiro para concretizar sua ideia.

E

Todo negócio dará certo, basta definir um bom produto para determinado público, independente se já está se tornando ultrapassado ou não.

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Rafael

Micheli Liell, Letra D

1
Dislike0
User badge image

Bárbara Ishida

letra ( D) com certeza
1
Dislike0
User badge image

PaulM5171 .

resposta D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Se alguém souber esta questão e puder me ajudar, fico agradecida!

Instituições e Organização de Estado, Corporações e Contexto Empreendedor

UNINTER

User badge image

Micheli Liell

Question Icon

PROVA AVALIAÇÃO CORPORAÇÕES E CONTEXTO EMPREENDEDOR OBJETIVA

Corporações e Contexto Empreendedor e Instituições e Organização do Estado

UNINTER

User badge image

Boby Martinez de Curitiba

Question Icon

Leia o Fragmento do Texto a Seguir:

Instituições e Organização de Estado, Corporações e Contexto Empreendedor

UNINTER

User badge image

Camyla Corrêa