Buscar

Como ocorre a contração muscular estriada cardíaca ?

💡 2 Respostas

User badge image

Biotecnologia IFRJ

atrio direito p o ventriculo esquerdo

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A  contração muscular estriada cardíaca é muito parecida com o do músculo esquelético estriado  com a diferença que é involuntário.


Funciona da seguinte forma: quando um sarcômero está em estado de repouso, os filamentos finos e grossos estão sobrepostos parcialmente. Entretanto, quando o músculo se contrai, eles  deslizam um sobre o outro diminuindo muito o tamanho do sarcômero. Vamos entender por que ocorre esse deslizamento.


Em um músculo no estado de repouso a actina e a miosina não interagem porque na actina tem um complexo fixado chamado de  complexo troponina-tropomiosina. Quando há a presença de íons cálcio, há uma mudança da troponina, exponde os pontos de de ligação entre a actina e a miosina.


Se elas interagem, é liberada então energia e vê-se uma pequena deformação no topo da miosina que se curva e empurra o filamento de actina, fazendo elas deslizarem . Esse fenômeno acontece várias vezes e leva a  sobreposição dos filamentos de actina e miosina que encurtam o sarcômero e provocam a contração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais