Buscar

Qual a definição axiológica do Direito?

O professor explicou que Kant via o Direito sob uma acepção axiológica (valorativa) mas não consegui entender bem como seria esse Direito. Eu sou livre para fazer o que quiser desde que não lese o outro e a vontade do grupo?

💡 3 Respostas

User badge image

Rodrigo Augusto

O direito é axiologico (Miguel Reale)

Axiologia-O estudo dos valores.

A lei tem a força que tem porque expressa os valores sociais. Segundo Kant se você é dotado de razão(pensar) você é livre(liberdade de agir). Entretanto não é pelo fato de você ser livre para pensar em como agir que você deve fazer o que quiser (você pode mas não deve "dever ser"). A nossa liberdade de pensar em como agir nos limita a agir de acordo com um parâmetro a "moral". Ser moral significa mais do que seguir as regras impostas categoricamente. Você pensa(entende) o que você não quer para você não faça para os outros.

Espero que tenha ajudado.

Bom estudo.

5
Dislike0
User badge image

Jaqueline Alves Malheiro

Axiológico é tudo aquilo que se refere a um conceito de valor ou que constitui uma axiologia, isto é, os valores predominantes em uma determinada sociedade.

O aspecto axiológico ou a dimensão axiológica de determinado assunto implica a noção de escolha do ser humano pelos valores morais, éticos, estéticos e espirituais.

A axiologia é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais. Etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria).

Neste contexto, o valor, ou aquilo que é valorizado pelas pessoas, é uma escolha individual, subjetiva e produto da cultura onde o indivíduo está inserido.

De acordo com o filósofo alemão Max Scheler, os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.

A ética e a estética estão vinculadas de forma intrínseca aos valores desenvolvidos pelo ser humano. A ética é um ramo da filosofia que investiga os princípios morais (bom/mau, certo/errado etc.) na conduta individual e social. A estética estuda os conceitos relacionados à beleza e harmonia das coisas.

4
Dislike1
User badge image

HBC C

Só Faltou a fonte do texto: https://www.significados.com.br/axiologico/

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais