Buscar

Porque a resposta secundária a um antígeno é mais rápida, maior e melhor que a resposta primária?

Resposta primária e secundária de Imunodeficiências. 

💡 4 Respostas

User badge image

Marcos Aurélio

Porque na resposta primária o organismo conhece o antígeno com a imunidade inata e com isso já guarda um clone de anticorpos frente ao patógeno. Tendo em vista uma segunda exposição o organismo reconhece bem mais rápido e mata o patógeno.
4
Dislike0
User badge image

Girlene Pinho

Pq na resposta secundária o organismo já adquiriu anticorpos específicos.
3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Anticorpos são produzidos com a função principal de neutralizar e eliminar o antígeno que estimulou a sua produção. Esse processo de eliminação é feito de diversas formas, através da fixação do complemento, opsionização, reação anafilática (desgranulação de mastócitos), neutralização da substância, aglutinação, etc [...].

A resposta imune primária se desenvolve quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez, havendo a produção de anticorpos e desenvolvendo células B de memória. Quando o indivíduo entra em contato pela segunda vez, a produção de anticorpos será muito mais rápida e eficiente, pois as células B de memória vão reconhecer o antígeno e produzir anticorpos (resposta imune secundária, como nas vacinas).

Portanto, a resposta secundária à um antígeno é mais rápida, maior e melhor que a primeira, pois o indivíduo já produziu anticorpos referentes àquele antígeno.

Texto retirado de: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/resposta-imunologica-humoral/1496>.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais