Quais os seus requisitos e efeitos e quais as ações que podem ser propostas caso sejam constatados? Como a matéria é tratada no Codigo de Defesa do Consumidor?
Aurelio Rios
Há mais de um mês
Segundo Carlos Roberto Gonçalves, vícios redibitórios "são defeitos ocultos em coisa recebida em virtude de contrato
comutativo, que a tornam imprópria ao uso a que se destina, ou lhe diminuam o valor." Os requisitos são: que a natureza do contrato seja comutativo, ou se trate de doação onerosa; o defeito seja genuinamente oculto, ou seja, um mecânico não pode alegar defeito oculto em um carro como um leigo alegaria, por exemplo; que os defeitos existam no momento da contratação e que existam até o momento reclamatório; que os defeitos sejam desconhecidos pelo adquirente, um anuncio que diz: - "vendo a coisa no estado que se encontra", não presume desconhecimento; e por fim, que os defeitos sejam grave a ponto de haver diminuição considerável no valor da coisa ou prejudicar o uso desta. Em se tratatando dos efeitos alguns podem ser considerados: o defeito oculto não pereceptível de forma simplória pelo adquirente pode este rejeitar a coisa ou pedir diminuição do preço; deve se verificar a boa-fé ou má-fé do alienante, sendo neste último caso, haver reparação por perdas e danos além do abatimento no preço, ou no caso de devolução da coisa do preço total.
As ações cabíveis são: ação redibitória que consiste na rescisão contratual voltando ao "status quo"; ação quanti minoris ou estimatória, em que o adquirente fica com a coisa porém reclama abatimento no preço, sendo esta ação não aplicável para o caso de perecimento da coisa por causa do defeito oculto; e ainda ações edílicas.
Tratando-se de vendas regidas pelo Código de Defesa do Consumidor, tanto os defeitos ocultos quanto os defeitos de fácil detecção devem ser considerados. Há uma maior proteção ao hipossuficiente, responsabilizando também o fabricante para que este troque o produto por outro de mesma espécie (boa-fé objetiva e responsabilidade objetiva).
Matheus Leonardo
Há mais de um mês
Vícios redibitórios são defeitos ocultos em coisa recebida, em decorrência de contrato comutativo, que tornam a coisa adquirida imprópria ao uso a que se destina ou lhe diminuam o valor.
Descobertos os vícios ocultos, ocorrerá a redibição da coisa, ou seja, torna-se sem efeito o contrato, acarretando-lhe a resolução, com a restituição da coisa defeituosa ao seu antigo dono ou sendo concedido um abatimento no preço, se preferir o adquirente.
A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.
Elementos caracterizadores
Para que seja caracterizado o vício redibitório, há de estarem presentes os seguintes requisitos:
a) que a coisa tenha sido adquirida em virtude de contrato comutativo, ou de doação com encargo;
b) que esteja presente vício ou defeito prejudicial à sua utilização, ou lhe diminuam o valor;
c) que estes defeitos sejam ocultos;
d) que os defeitos sejam graves;
e) que o defeito já existia no momento da celebração do contrato e que perdure até o instante da reclamação