Buscar

No direito obrigacional, o sujeito passivo pode ser um incapaz ou pessoas futuras como um nascituro?

💡 3 Respostas

User badge image

Bruna Figueiredo

       DOS SUJEITOS DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL (elemento subjetivo):         O elemento subjetivo da obrigação ostenta a peculiaridade de ser duplo: um sujeito ativo ou credor, e um sujeito passivo ou devedor.         Os sujeitos da obrigação, tanto o ativocomo o passivo, podem ser pessoa natural ou jurídica, de qualquer natureza, bem como as sociedades de fato. Devem ser, contudo, ser determinados ou, ao menos,determináveis (indeterminação inicial). Só não podem ser absolutamenteindetermináveis.         Ocorre a indeterminação inicial e posterior determinação do sujeito, por exemplo, quando o ganhador na loteria apresenta o bilhete premiado; quando se promete recompensa a quem encontrar determinado objeto ou animal de estimação; e quando a unidade condominial é alienada, passando o adquirente, como novo proprietário, a responder pelo pagamento das despesas condominiais, que têm natureza propter rem, dentre outras inúmeras hipóteses.         Qualquer pessoa, maior ou menor, capaz ou incapaz, casada ou solteira, tem qualidade para figurar no polo ativo da relação obrigacional, inexistindo, de um modo geral, restrição a esse respeito. Se não for capaz, será representada ou assistida por seu representante legal, dependendo ainda, em alguns casos, de autorização judicial.         Também as pessoas jurídicas, de qualquer natureza, como dito inicialmente, de direito público ou privado, de fins econômicos ou não, de existência legal ou de fato (CPC, art. 12, VII), podem legitimamente figurar como sujeito ativo de um direito obrigacional.         O sujeito ativo pode ser individual ou coletivo, conforme a obrigação seja simples ou solidária e conjunta. Pode a obrigação também existir em favor de pessoas ou entidades futuras, ou ainda não existentes, como nascituros e pessoas jurídicas em formação. Pode haver substituição de credor na cessão de crédito, sub-rogação, novação, estipulação em favor de terceiro, etc.         O devedor é o sujeito passivo da relação obrigacional, a pessoa sobre a qual recai o dever de cumprir a prestação convencionada. É dele que o credor tem o poder de exigir o adimplemento* da prestação, destinada a satisfazer o seu interesse, por estar adstrito** ao seu cumprimento. (cumprimento*)  (submetido**)         Pode o devedor ser, também, determinado ou determinável, como acontece frequentemente nas obrigaçõespropter rem. É mutável em várias situações e hipóteses, especialmente na novação subjetiva por substituição de devedor (CC, art. 360, II), por exemplo.         Extingue-se a obrigação, desde que na mesma pessoa se confundam as qualidades de credor e devedor (CC, art. 381).
1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Artigo-base: 

"Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.

Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro."

Quanto ao incapaz:

O incapaz já é considerado pessoa, pois adquiriu personalidade jurídica e a capacidade de direito ou gozo com o nascimento com vida.

Assim, é apto a titularizar direitos e contrair obrigações, sendo certo que depende de assistência ou representação para assumir as obrigações de forma válida.

No presente caso, tratamos da hipótese de débito sem responsabilidade, pois o representante legal responde pelos atos praticados e não o incapaz.

Quanto ao nascituro:

O nascituro, nos termos do Código Civil, não possui personalidade jurídica ou capacidade de direito, razão pela qual não é apta, em regra, a titularizar direitos e contrair obrigações.

Entretanto, quanto aos direitos, o Código Civil ressalva que a lei os preservará, nada falando sobre obrigações, seja na parte geral ou especial.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais