Buscar

Qual a relação do ciclo da uréia e ciclo do ácido cítrico com a degradação de aminoácidos?

BIOQUIMICA

💡 1 Resposta

User badge image

Thauanny Ferreira

Carboidratos, lipídios e proteínas, todos acabam chegando ao ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs), que é o último "estágio" dos metabolismos, para a produção de ATP; no entanto, em relação ao metabolismo das proteínas, nosso organismo não armazena aminoácidos, e em decorrência do metabolismo das proteínas, com a extração do grupo amino, gera-se amônia, que é extremamente tóxica para o nosso organismo. Com a liberação da amônia, após o final do ciclo de Krebs, entra em ação o ciclo da uréia, que transforma amônia em uréia, que é filtrada pelos rins e excretada na urina.

Podemos concluir então, de forma mais simples que: O metabolismo de proteínas gera amônia, que deve ser transformada em uréia para que o organismo possa eliminá-la; e para tal é fundamental que após o ciclo de Krebs, seja iniciado o ciclo da uréia para tal transformação e eliminação. E é esta a relação entre eles.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes