Buscar

Diferença entre sociabilidade e socialização ?

Exemplos de grupos sociais e seus meios de lnguagem. 

💡 29 Respostas

User badge image

Clara Dantas

Sociabilidade: tendência para viver em sociedade, em comunidade. Modos, comportamentos, conduta de quem vive em sociedade; civilidade. 

 

Sociabilização: adaptar um indivíduo a um grupo, tornando-o membro funcional, aceitando a cultura, hábitos e características propostas. Ou seja, é o processo de tornar um indivíduo próprio para viver em sociedade.

26
Dislike1
User badge image

Matheus Leonardo

“A socialização (pelo menos na sociedade moderna) visa a criar um ambiente de ação feito de escolhas passíveis de serem ‘desempenhadas discursivamente’, que se concentra no cálculo racional de ganhos e perdas” (BAUMAN, 1997, p. 138). 

De acordo com o conceito de socialização, o futuro possibilitaria a administração das sociedades com vistas à ordem, mediante a superação de obstáculos. Bauman afirma que, durante considerável período, alguns membros da sociologia defenderam essa perspectiva: 

De fato, durante toda a era moderna, muitos (a maioria dos) sociólogos, tomando as idéias dos fortes por idéias fortes, e os sedimentos de longa coerção e doutrinação por leis da história, tenderam a se colocar do lado dos administradores e ter empatia com seu interesse guerreiro pelos obstáculos que se levantaram no caminho que leva à harmonia e à ordem. (BAUMAN, 1997, p. 138). 

Segundo essa perspectiva, o ser humano é inserido numa realidade pré-fabricada onde acreditamos numa grande quantidade de aspectos óbvios a ponto de não serem mais questionados, tornando a liberdade de escolha dos indivíduos restrita. Existe um propósito comum a ser seguido pela coletividade. A racionalidade é valorada em detrimento da espontaneidade dos indivíduos. A sociabilidade é caracterizada pela ausência de um referencial restabelecido e pela impossibilidade de se fazer previsões relacionadas às ações dos indivíduos. 

A socialidade coloca a unicidade acima da regularidade e o sublime acima do racional, sendo, portanto, em geral avessa às regras, tornando o desempenho das regras problemático e cancelando o sentido instrumental da ação. (BAUMAN, 1997, p. 138) 

A sociabilidade é característica da modernidade líquida na qual os indivíduos não mais têm um grupo de referência pelo qual se pautam. Observa-se a emergência da multidão, na qual os indivíduos compartilham ações baseadas no instante em que se vive e nas condições semelhantes nas quais se encontram. O indivíduo se considera em casa em muitos lugares, mas em nenhum em particular. “Tão leves, lépidas e voláteis quanto o comércio e as finanças cada vez mais globais e extraterritoriais que as assistiram no parto e que sustentam sua existência de nômade”. (BAUMAN, 2005, p. 10)

20
Dislike2
User badge image

Ronan Castro

Sociabilidade - tendência para viver em sociedade, em comunidade. Para sobrevivência da espécie é necessário a formação de grupos. ex: Formigas, abelhas, humanos. Para se formar grupos sociais é necessário recursos de linguagem, no caso dos seres irracionais que não dominam a fala, os gestos, cores, comportamento podem ser vistos como meios de linguagens destes grupos.

Socialização - conceito único exclusivo da humanidade. A socialização pode ser definida como o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de determinado meio social, do qual os indivíduos e os grupos são alvo, tendo assim como objetivo a integração do indivíduo na sociedade. Para a socialização existir é necessário o domínio da fala (língua), o que só os seres humanos dominam. 

9
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais