Buscar

comente o acoplamento metabólico entre catabolismo e anabolismo.

💡 2 Respostas

User badge image

Luisa Cabral

O acoplamento das reações exergônicas com as reações endergônicas em processos químicos é importante pelo fato das reações exergônicas fornecerem energia para dirigir as reações endergônicas, e essa relação (interconexão) é conhecida como acoplamento, e ocorre quando reações termodinamicamente desfavoráveis são impulsionadas por reações exergônicas a qual estão acopladas, e sem esse acoplamento muitas reações não teriam energia para serem realizadas.
 

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Anabolismo e catabolismo são duas diferentes fases de reações bioquímicas que fazem parte do metabolismo humano. Essas reações são ligadas aos processos de transformações químicas que acontecem nas células do corpo humano.


Anabolismo é a fase metabólica relacionada principalmente com a construção de tecido muscular a partir do consumo de energia. O anabolismo é chamado de reação de síntese ou de reconstrução e tem como principal consequência a formação de moléculas complexas a partir de moléculas simples.


Por sua vez, o catabolismo é o processo inverso. É a formação de moléculas simples a partir da decomposição de moléculas complexas. É uma reação de quebra ou de degradação molecular e tem como função central o fornecimento de energia para o funcionamento do corpo humano. O principal exemplo de catabolismo é o processo digestivo.


Portanto, o anabolismo é uma reação de síntese, em que há consumo de energia do organismo para produzir moléculas complexas a partir de moléculas simples enquanto que o catabolismo é uma reação de degradação para fornecer energia ao organismo onde ocorre a produção de moléculas simples a partir de moléculas complexas.

Fonte: https://www.significados.com.br/diferenca-entre-anabolismo-e-catabolismo/. Acesso em 23 de julho de 2018.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais