Buscar

Explique a diferença entre a glicogênese e a glicogenólise ( degradação do glicogênio), em que estado absortivo ambas ocorrem ?

💡 4 Respostas

User badge image

Isabel Santos

A glicogênese é a síntese do glicogênio onde várias moléculas de glicose fazem ligações do tipo alfa 1-4 e ramificações alfa1-6, essa via metabólica acontece no estado bem alimentado. A glicogenólise por outro lado acontece no jejum não muito prolongado já que nosso estoque de glicogênio é suficiente para aproximadamente 12 horas, as ligações são quebradas liberando as moléculas de glicose. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glicogênese é o processo ativado pela insulina. Quando os níveis de glicose no plasma sanguíneo estão elevados, aí ocorre a síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, onde as moléculas de glicose são adicionadas à cadeias de glicogênio.


Já a glicogenólise trata-se do processo ativado pelo hormônio do glucagon. Quando há falta de glicose no sangue, nosso organismo utiliza-se deste processo degradando, quebrando o glicogênio no fígado e nos músculos para obter-se ATP (energia).


Ambos são processos de obtenção de energia.

Fonte:

http://www.nutricaocuritiba.com.br/artigos/ler/gliconeogenese-glicogenese-glicogenolise

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais