Buscar

como os musculos exercem sua força sobre os ossos

💡 2 Respostas

User badge image

Karen Millena Millena

contração e retração!

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, o coração ou o intestino.

Eles são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de sódio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma, assim estimulando a liberação do cálcio que está armazenado no Retículos Sarcoplasmáticos ou RS presentes no sarcoplasma (citoplasma da célula muscular). Em termos científicos, as etapas são:

  • Despolarização do sarcolema;

  • Estimulação do retículo sarcoplasmático

  • Ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).

  • Os músculos voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.


Para que um músculo, esquelético ou visceral, se ponha em ação, isto é, se contraia, deve ser excitado. Experimentalmente, o músculo responde a diversos tipos de excitação:

  • Excitações mecânicas: Como são as determinadas por uma pancada, uma picada, um esmagamento, etc.

  • Excitações térmicas: Como o aumento de temperatura;

  • Excitações elétricas: Este tipo de excitação é o ideal porque o experimentador pode fazer variar a intensidade e o grau de excitabilidade do próprio músculo.

  • No ser vivo, a excitação chega ao músculo através dos nervos motores. O músculo excitado responde ao estímulo contraindo-se. A contratibilidade é a característica essencial do músculo. O músculo excitado se deforma, se encolhe, aumenta de espessura, mas o seu volume total não muda.

  • Diversa é a contração nos músculos estriados e nos músculos lisos. Os primeiros se contraem muito mais rapidamente do que os segundos. Uma vez contraído, o músculo se afrouxa, voltando à sua forma primitiva.

  • O músculo é, portanto, dotado de elasticidade. Isto se pode constatar distendendo um músculo pelas suas extremidades: Observa-se que o músculo retorna ao seu primitivo comprimento uma vez cessada a tração, com a condição de que esta não tenha sido muito forte ou muito violenta. A elasticidade do músculo é indispensável. O músculo deve, na verdade, voltar à sua forma primitiva para poder contrair-se de novo.

  • Além disso, nos músculos considerados antagônicos, isto é, que desempenham funções opostas, têm lugar, contemporaneamente, dois fenômenos contrários: Quando um deles se contrai o outro se afrouxa.


  • Contraindo-se, os músculos esqueléticos agem sobre os ossos, que constituem verdadeiras “alavancas”. Quando levantamos um peso com a mão, dobrando o cotovelo, o antebraço constitui a alavanca, a articulação do cotovelo é o ponto de apoio, a força desenvolvida pelos bíceps constitui a força motora e o peso a resistência. Os músculos realizam sempre um “trabalho”. Em física, define-se o “trabalho” como o produto de uma força pelo deslocamento do ponto de aplicação dessa força. Mas os músculos realizam um trabalho mesmo sem deslocamento das alavancas ósseas.

  • Para manter na respectiva posição a cabeça, o tronco e os membros, é necessária uma harmônica contração de diversos grupos musculares. O corpo tende a cair ora para frente e ora para trás, tanto para a direita quanto para a esquerda; apesar da nossa aparente imobilidade, somos levados, para evitar a queda, a contrair diversos grupos musculares.

  • O trabalho necessário para manter o equilíbrio se chama “trabalho estático” e é comparado ao trabalho fornecido pelo músculo para manter um peso a uma determinada altura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais