Buscar

O que é evicção?

Conceito e requisitos.

💡 5 Respostas

User badge image

Nathan

Evicção é uma perda, que pode ser parcial ou total, de um bem por motivo de decisão judicial ou ato administrativo (art. 447 do Código Civil) que se relacione a causa preexistente ao contrato.

Um exemplo é a venda de um automóvel pela pessoa A a uma pessoa B, sendo que posteriormente se verifica que na verdade o automóvel pertence à uma pessoa C. A pessoa B pode sofrer evicção e ser obrigada por sentença judicial a restituir o automóvel a pessoa C. A pessoa B tem direito a indenização, pela pessoa A, pelo prejuízo sofrido com a evicção.

Na evicção, as partes são:

A) alienante: responde pelos riscos da evicção;

B) evicto: adquirente do bem em evicção;

C) evictor: terceiro que reivindica o bem.

Salvo estipulação em contrário, o evicto tem direito a restituição integral do preço ou quantias pagas além de indenização dos frutos que foi obrigado a restituir; indenização de despesas com contratos e prejuízos relacionados à evicção; e indenização de custas judiciais e honorários do advogado por ele constituído.

São requisitos da evicção:

  • a onerosidade na aquisição da coisa;
  • a perda total ou parcial da propriedade, posse ou uso da coisa alienada;
  • a ignorância por parte do adquirente da litigiosidade da coisa;
  • o direito do evictor anterior à alienação;
  • a denunciação da lide ao alienante.

Cabe ressaltar que, a ignorância do evicto (adquirente) face ao direito do evictor, além de onerosidade do negócio são fundamentais para caracterização de evicção.

Verificada a evicção sobre o bem dado em pagamento, ressurge a obrigação que havia sido extinta com todos os seus acessórios, exceto o fiador que continua liberado, conforme art. 838 doCódigo Civil Brasileiro.

ta um like dpois aew

6
Dislike1
User badge image

Marcus Tribuzi

Cara, de forma simples é um instituto do Direito Civil que e está relacionado ao direito de propriedade. Somente pode ser objeto de alienação (venda) bem que seja legitimamente propriedade do alienante. A evicção consiste na obrigação que o alienante ou cedente tem de indenizar o comprador caso o bem negociado esteja em propriedade de terceiro. Ou seja, esse instituto garante que se alguém vende o que não é seu deve indenizar o adquirente, bem com o legítimo proprietário tem direito de recuperar o imóvel.

 

2
Dislike0
User badge image

Yuri Abreu

A evicção é a restituição de um bem alienado para o adimplemento de um contrato oneroso (troca, venda, permuta, entre outros). O bem alienado em questão é restituído para o seu devido dono, após ele entrar com uma ação alegando e provando que o bem pertence a ele. O evicto, a pessoa que receberia o bem, ou que o recebeu e teve de restituí-lo ao dono, pode entrar com uma ação pedindo para que o alienante restitua o valor equivalente ao bem que sofreu evicção. Bons estudos!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais