preciso saber desses movimentos
Estudante PD
O ritmo escápulo-umeral é definido como a seqüência das intervensões das articulações gleno-umeral e escápulo-umeral no movimento de abdução do ombro numa seqüência temporal, mensurando-se a contribuição de cada articulação na amplitude do movimento. Primeiramente é a articulação gleno-umeral que entra em ação. Ela realiza o movimento de abdução até, aproximadamente, 90 graus, em decorrência da ação dos músculos deltóide e supraespinhoso. Depois há a intervenção da articulação escápulo-torácica, que ocorre de 90 a 150 graus, através de uma rotação superior em função dos músculos serrátil, trapézio superior e inferior.
Alguns autores, como Norkin & Levangie (2008) atribuem um movimento puro da articulação gleno-umeral até 60 graus, e que a partir daí para cada dois graus de abdução da gleno-umeral há a contribuição de um grau pela articulação escapulo-torácica.
Se o passe for lateral os grupos musculares responsáveis serão estes descritos à cima, porque para um passe lateral é necessário abduzir o ombro.
Se o passe for em flexão de ombro, os músculos responsáveis serão:
Deltóide anterior
Peitoral maior (porção clavicular)
Coracobraquial
Fatinha Lima
Elevacao, depressao, protracao, retracao, bascula medial e bascula lateral... (desculpe os erros o teclado nao presta :( )
Andre Smaira
Nesse contexto, a escapula trata-se de um osso grande, par e chato, situado na porção póstero-superior do tórax. Adjunto da clavícula, forma a cintura escapular, possibilitando a união de cada membro superior ao tronco.
Ela é responsável pelos seguintes movimentos:
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Anatomia e Cinesiologia Humana
•ESTÁCIO
Raquel Verissmo
Compartilhar