Buscar

Há diferença de canibalismo para antropofagia? Se sim, qual é?

💡 5 Respostas

User badge image

Murilo De Bem Chaves

Embora o termo "canibalismo" seja empregado no sentido de humanos comerem a carne de seus semelhantes como certos indígenas no passado, pode ser aplicado em casos genéricos quando outras espécies de animais comam a carne de sua respectiva espécie. Quanto a "antropofagia" significa que a pratica se dá somente entre humanos.

0
Dislike0
User badge image

David Pina Santos

uma das interpretações e diferenças entre os termos está na associação do termo canibalismo na prática, no caso dos indígenas, de comer carne de outros seres humanos, que também é empregado para os demais animais que comem seus semelhantes, já a antropofagia está ligado ao ato de comer carne humana, por parte de alguns povos indígenas, em práticas culturais ou religiosos do qual a ação de comer a cane esteja ligado a efeitos que vão além de saciar sua fome e possuí sentidos e representações da sua cultura.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os etnologistas fazem uma distinção entre a antropofagia, o ato de comer carne humana e o canibalismo, que é sempre praticado em grupos e é considerado uma instituição ritual e social.


O termo 'antropofagia' foi emprestado no século XV a partir do grego antigo 'anthropos' (homem) e 'phagein' (para comer). Mais tarde, a palavra "canibalismo" veio do espanhol canibal , uma alteração de cariba, que se referia aos habitantes do Caribe e significava "resistente". Sob influência espanhola, assumiu o significado de " selvagem " ou "cruel" e designou antropofagos.


O canibalismo existe em duas formas separadas que são mutuamente exclusivas: endocanibalismo e exocanibalismo. No exocanibalismo, as vítimas pertencem a outro grupo social, inimigos mortos em combate ou prisioneiros de guerra, com o objetivo de se vingar ou assimilar virtudes como sua força ou coragem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais