Buscar

Quais os fatores que afetam a curva de oferta ? qual o sentido desse efeito ?

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriella Oliveira

Lei da oferta e da procura

Nos períodos em que a oferta de um bem ou serviço excede a procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço. A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto. Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.

Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:

  • Os desejos e necessidades das pessoas;
  • O poder de compra;
  • A disponibilidade dos serviços - concorrência;
  • Existência de produtos complementares ou substitutos;
  • A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.

Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A curva de oferta é uma representação gráfica da relação entre o preço de um bem ou serviço e a quantidade fornecida para um determinado período de tempo. Em uma representação típica, o preço aparecerá no eixo vertical esquerdo, a quantidade fornecida no eixo horizontal.

curva de oferta se moverá para cima, da esquerda para a direita, o que expressa a lei da oferta : à medida que o preço de uma determinada mercadoria aumenta, a quantidade fornecida aumenta, sendo o restante igual. Note que esta formulação implica que o preço é a variável independente e a quantidade da variável dependente. Na maioria das disciplinas, a variável independente aparece no eixo horizontal ou x , mas a economia é uma exceção a essa regra.

Se um fator além do preço ou quantidade mudar, uma nova curva de oferta precisa ser desenhada. Por exemplo, digamos que vários novos produtores de soja entram no mercado, limpando florestas e aumentando a quantidade de terra dedicada ao cultivo de soja. Nesse cenário, mais soja será produzida mesmo que o preço permaneça o mesmo, o que significa que a própria curva se desloca para a direita. Em outras palavras, o suprimento aumentará.

Outros fatores também podem mudar a curva de oferta, como uma mudança no preço de produção. Se uma seca faz com que os preços da água subam, a curva se deslocará para a esquerda. Se o preço de um substituto - do ponto de vista do fornecedor -, como o milho, aumentar, os agricultores mudarão para crescer, e a oferta de soja diminuirá

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais