Buscar

o que é arguição de descumprimento de principio fundamental?

previsto na CF gostaria de saber qual artigo fala deste mecanismo jurídico o seu conceito quem pode propor e etc.

💡 5 Respostas

User badge image

Jéssica Ribeiro da Costa

Arguição:  Ação ou efeito de arguir (acusar ou denunciar). Ou seja, Arguir descumprimento de princípio fundamental. Significa dizer que, o descumprimento não se trata especificamente de uma inconstitucionalidade, tampouco de uma contrariedade à Constituição, MAS,  viola  a determinados preceitos, que são os fundamentais. A argüição de descumprimento de preceito fundamental constitui mais uma das formas de controle concentrado de constitucionalidade ( verificação de compatibilidade com a Constituição da norma como um todo),prevista no artigo 102, § 1º, da Constituição Federal.Com efeito, a arguição vem somar-se aos mecanismos assecuratórios do princípio da supremacia constitucional, com a particularidade de tutelar com especificidade a supremacia dos preceitos fundamentais da Carta Magna.




 

2
Dislike0
User badge image

Ronie Ferreira de Aquino

 

 

A arguição de descumprimento de preceito fundamental é o mecanismo mais pragmático para proteger a higidez do ordenamento jurídico, pois, quando todos os outros meios não sejam capaz de proteger os fundamentos lógico-jurídicos (espalhados na forma de normas e princípios) da Constituição Federal entra a ADPF.

 

Fonte:

http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10158&revista_caderno=9

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais