Buscar

como acontece a propagação do potencial de ação na célula muscular e nervosa ?

💡 6 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Périssé

Um potencial de ação, provocado em qualquer parte da membrana excitável em geral excita as porções adjacentes da membrana, resultando na propagação do potencial de ação por toda a membrana. Isto é, cargas elétricas positivas são levadas pelos íons sódio que se difundem para o interior, através das membranas despolarizadas e, então, por muitos milímetros em ambas as direções, ao longo do interior do axônio. Essas cargas positivas aumentam a voltagem por cerca de 1 a 3 milímetros pelo interior das grandes fibras mielinizadas até valor maior que o da voltagem limiar para o desencadeamento do potencial de ação. Como consequência, os canais de sódio nessas novas áreas imediatamente se abrem, e o explosivo potencial de ação se propaga. Essas novas áreas despolarizadas produzem, por sua vez, outros circuitos locais de fluxo de corrente, nas áreas adjacentes da membrana, causando progressivamente mais e mais despolarização. Assim, o processo de despolarização percorre todo o comprimento da fibra.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Potencial de ação é a breve reversão da polarização elétrica domembrana de uma célula nervosa (neurônio ) oucélula muscular . No neurônio, um potencial de ação produz o impulso nervoso e, na célula muscular, produz a contração necessária para todo movimento. Às vezes chamado de potencial propagado porque uma onda de excitação é ativamente transmitida ao longo do nervo ou da fibra muscular, um potencial de ação é conduzido em velocidades que variam de 1 a 100 metros por segundo, dependendo das propriedades da fibra. e seu ambiente.


Antes da estimulação, um neurônio ou célula muscular tem uma polarização elétrica levemente negativa; isto é, seu interior tem uma carga negativa em comparação com o fluido extracelular . Este estado polarizado é criado por uma alta concentração de íons de sódio carregados positivamente fora da célula e uma alta concentração de íons cloreto negativamente carregados no interior. 


Na geração do potencial de ação, a estimulação da célula por neurotransmissores ou por células receptoras sensoriais abre parcialmente moléculas de proteína em forma de canal na membrana.O sódio se difunde na célula, deslocando essa parte da membrana para uma polarização menos negativa. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais