Buscar

quando o islamismo chegou a Europa?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Islamismo ou Islã é uma religião monoteísta fundada pelo profeta Maomé no início do século VII. Os fundamentos do islamismo estão representados no Alcorão, livro sagrado que serve de base para a fé muçulmana. 

"Islã" é uma palavra árabe que significa "submissão" ou "rendição" e se refere àqueles que obedecem a Alá, o único e verdadeiro Deus, o Criador, o Provedor e o Ceifador da vida. Aquele que segue a fé islâmica é chamado de muçulmano.


O Islamismo chegou à Europa de várias maneiras, incluindo através da conquista. Uma nova pesquisa descobriu uma comunidade muçulmana Böszörmény na Hungria, com raízes no século XII, oriunda de comerciantes muçulmanos que faziam o comércio com a Ásia através da Rota da Seda.


Sudeste da Europa, Rússia e Ucrânia

Muçulmanos árabes lutaram contra o Império Bizantino logo após o estabelecimento do Islã. As então províncias cristã do Império Bizantino, Síria, Armênia, Egito e Norte da África foram rapidamente conquistadas pelos muçulmanos. Logo depois, Constantinopla foi sitiada por duas vezes, uma vez em um longo bloqueio entre 674 e 678, e mais uma vez entre 717 e 718. No entanto, os bizantinos defenderam Constantinopla com êxito e foram capazes de restabelecer o seu controle sobre grande parte da Anatólia, bloqueando uma maior expansão do Califado árabe rumo a Europa Oriental. Porém em 1453 os otomanos (turcos muçulmanos) conquistam Constantinopla e iniciam a invasão dos Bálcãs. O Império Otomano só seria expulso definitivamente da Europa em 1912, mas devido esse período de colonização muçulmana nos Bálcãs, até hoje alguns países europeus são de maioria da população muçulmana, como Bósnia, Kosovo, Macedônia e Albânia.


Sicília

Sicília foi gradualmente conquistada pelos árabes e berberes a partir do ano 827, e o Emirado da Sicília foi criado em 965. Eles mantiveram o controle sobre a região até sua expulsão pelos normandos em 1072.[


Portugal e Restante Península Ibérica

A Península Ibérica foi conquistada pelos árabes no séc. VIII, entre os anos de 711 e 713. Os invasores chamaram o novo espaço de al-Garb al-Andalus, dando origem aos nomes atuais de Algarve e Andaluzia. A Comunidade Islâmica em Portugal foi constituída inicialmente por famílias provenientes das ex-colónias portuguesas que vieram para Portugal a partir de 1975, nomeadamente Moçambique e Guiné-Bissau, juntamente com algumas pessoas oriundas do Norte de África (Marrocos e Argélia), Paquistão, Bangladesh e membros das diversas embaixadas de países Árabes acreditados em Portugal. Hoje a comunidade é formada por uma parte significativa de jovens que são já naturais de Portugal, assim como uma segunda e terceira geração. A população Islâmica em Portugal estima-se em cerca de 50.000 pessoas.

1
Dislike2
User badge image

taciane fernandes

 

Islamismo chegou à Europa de varias maneiras, incluindo através da conquista, mas precisamente em 2007

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais