Buscar

quais os lobos do figado

💡 2 Respostas

User badge image

Denise Frazao

fígado é o maior órgão interno do corpo e está localizado do lado direito, sob as costelas e abaixo do pulmão. Tem a forma de uma pirâmide e está dividido em lobos. A face diafragmática apresenta um lobo direito e um lobo esquerdo. A divisão dos lobos é estabelecida pelo ligamento falciforme. Na extremidade desse ligamento encontramos um cordão fibroso resultante da obliteração da veia umbilical, conhecido como ligamento redondo do fígado. A face visceral é subdividida em 4 lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O fígado é o maior órgão interno do corpo e está localizado do lado direito, sob as costelas e abaixo do pulmão. Tem forma de uma pirâmide e está dividido em lobos. É formado por diferentes tipos de células, em função disso vários tipos de tumores (benignos e malignos) podem ser formados no órgão.

Ao contrário da maioria de outros órgãos, o fígado recebe sangue a partir de duas fontes: a artéria hepática, que fornece o sangue rico em oxigênio do coração; e, da veia porta, que leva nutrientes a partir do intestino.

O fígado é composto principalmente de células denominadas hepatócitos. Também é constituído por outros tipos de células, incluindo as células que revestem seus vasos sanguíneos e dos ductos biliares. Os canais biliares se estendem além do fígado e transportam a bile do fígado para a vesícula biliar ou diretamente para o intestino.


A face diafragmática apresenta um lobo direito e um lobo esquerdo. A divisão dos lobos é estabelecida pelo ligamento falciforme. Na extremidade desse ligamento encontramos um cordão fibroso resultante da obliteração da veia umbilical, conhecido como ligamento redondo do fígado. A face visceral é subdividida em 4 lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado.


O fígado tem mais de 500 funções, entre elas:

  • Metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios;

  • Criar os fatores de coagulação;

  • Secretar sais biliares para o intestino, ajudando a absorção dos nutrientes;

  • Filtrar e decompor os resíduos tóxicos do sangue;

  • Metabolizar substâncias como medicamentos e álcool.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais