Buscar

apol 2 Comportamento Empreendedor

Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor

Leia o texto a seguir sobre aproveitamento de oportunidade.

Um pouco antes da entrada do século XX em um momento de dificuldades econômicas dos Estados Unidos, David McConnell, um jovem de 16 anos de idade, trabalhava como vendedor de enciclopédias de porta em porta. Porém, quando ele batia na porta e as donas­ de­ casa abriam e não deixavam ele nem falar dos livros e já o dispensavam. Certa vez, um amigo farmacêutico lhe disse que as mulheres não querem saber de livros. Elas só pensam em ficar mais bonitas e atraentes. Dai ele pensou que se lhes oferecesse um brinde, um perfume por exemplo, elas poderiam pelo menos escutar o que ele tinha a dizer sobre a enciclopédia. Fizeram juntos uma fragrância, colocaram em pequenos frascos e ele foi à luta. Na primeira casa, ao abrir a porta ele disse “A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume?” Ela se entreteve com o perfume enquanto ele falava da enciclopédia. Mas ela disse não querer a enciclopédia. Ele saiu e isso se repetiu várias vezes. Já ia desistir quando foi parado na rua por uma dessas senhoras querendo comprar mais de seu perfume. Ele viu a oportunidade e começou a investir nessa direção. Assim surgiu a AVON. Em pouco tempo 5 mil mulheres percorriam os Estados Unidos vendendo os itens da marca.

DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas. Rio de Janeiro: Sextante, 2009

 

Olhando sob o prisma de aproveitamento de oportunidades podemos concluir que:

  1. A Avon foi inovadora em oferecer esse tipo de produto na forma de comercialização porta em porta, algo que seria de algum modo óbvio por ser na época comum as donas de casas atenderem os vendedores.
  2. A época era economicamente desfavorável já que a crise que eclodiu em 1929 já estava presente no mercado.
  3. A opção pelo método de venda de enciclopédias de porta em porta não era uma boa escolha.
  4. O farmacêutico foi o elemento chave nessa oportunidade, pois foi ele que identificou o nicho a ser explorado e como este deveria ser explorado.
  5. O público alvo das enciclopédias não eram as donas de casa, ainda mais por ser um produto na época de um valor mais elevado em termos de preços. 

Observando as conclusões acima afirmar que:

Nota: 20.0

A

Todas as conclusões são verdadeiras

B
As conclusões 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras

Você acertou!

A quarta conclusão é falsa, por isso, a afirmativa “B” é a correta. Afirmar que a AVON foi inovadora e que o fato de donas de casas estarem atendendo vendedores era realmente óbvio, porém, não foi algo percebido pela indústria de cosméticos da época. A questão da crise era uma verdade, tanto que em 1929 essa mesma crise chegou ao ápice levando a economia americana a sua maior derrocada. Realmente vender enciclopédia de porta em porta não era o melhor método de venda considerando o contexto da época e o público que atendia os vendedores. Talvez parcerias com escolas ou outros métodos fossem mais eficientes. O fato das enciclopédias serem caras era também um fator de dificuldade de venda naquele momento de crise. Portanto, apenas a afirmativa 4 é questionável na medida em que o farmacêutico buscou ajudar o jovem David lhe apontando uma estratégia de captação de atenção das donas de casa, mas não foi ele que identificou o nicho ou mesmo como este deveria ser explorado. Quem viu isso foi o próprio jovem ao ser questionado se ele teria mais do perfume para vender.

Para saber sobre as oportunidades veja Schneider (2012, p 60-63).

C
As conclusões 2, 3, 4 e 5 verdadeiras.
D

As conclusões 1 e 4 verdadeiras

E

As conclusões 2 e 5 verdadeiras.


Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão

Elton Mayo e seus seguidores, após quase uma década de trabalho lançaram as bases para uma nova forma de pensar a administração, chamada de Escola das Relações Humanas. Nesta pesquisa foi observado que alguns fatores sociais influenciam na produtividade, como a relação com o grupo, um sistema social e o grupo informal.

 

Assinale a alternativa que também apresenta o resultado da pesquisa de Elton Mayo:

Nota: 20.0

A
tempo e movimento
B
tipos de líderes
C
eficiência e eficácia
D
trabalho em equipe

Você acertou!

A equipe de Elton Mayo observou a importância do trabalho em equipe na produtividade. Um dos fatores que motivam o trabalhador é o fato de trabalharem em equipe, de fazer parte do processo produtivo, ter reconhecimento e aceitação social.

E
estrutura organizacional

Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor

Leia o caso a seguir, o qual aborda as diferentes formas de ser um empreendedor.

Eduardo, Cleiton e Jackson são amigos de longa data e sempre se reúnem para conversar sobre a vida. Eduardo fundou há alguns anos uma empresa de gerenciamento de recursos hídricos. Cleiton, após anos trabalhando na empresa Pedra, foi demitido e com o valor recebido na rescisão comprou uma pequena empresa de produtos naturais no bairro onde mora. Jackson por sua vez, é sócio de duas pequenas empresas, um restaurante (na qual apenas tem participação financeira) e uma fábrica de placas lógicas para celulares (onde trabalha como diretor financeiro). Alec que é amigo dos três, disse certa vez que apenas Eduardo e Jackson são empreendedores, pois eles tiveram a ideia de iniciar os negócios que gerenciam do zero.

 

Sobre o caso apresentado, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que são corretas sobre as formas de ser um empreendedor.

I.   Eduardo e Jackson podem ser considerados empreendedores.

II.  Cleiton pode ser considerado um empreendedor.

III. Alec está correto em sua afirmativa de que apenas Eduardo e Jackson são considerados empreendedores.

IV.  As sociedades que Jackson possui configura uma forma de empreender.

É correto o que se afirma em:

Nota: 20.0

A
Afirmativas II e IV, apenas.
B
Afirmativas I, II e III, apenas.
C

Afirmativa II, apenas

D
Afirmativa III, apenas.
E

Afirmativas I, II e IV, apenas.

Você acertou!

  1. Eduardo e Jackson podem ser considerados empreendedores. Schneider (2012, p. 82­84) elenca cinco formas de empreender, dentre elas cita a forma de montar um empreendimento. Esta é forma tanto de Eduardo como de Jackson. Ambos montaram empreendimentos (Jackson possui dois negócios). Portanto a afirmativa está correta.
  2. Cleiton pode ser considerado um empreendedor. Schneider (2012, p 82­84) elenca cinco formas de empreender, dentre elas, elenca a forma de comprar uma empresa, que configura o caso de Cleiton. Portanto a afirmativa está correta.
  3. A afirmativa está incorreta. Schneider (2012, p 82­84) elenca cinco formas de empreender, dentre elas, elenca a forma de comprar uma empresa, que configura o caso de Cleiton.
  4. As sociedades que Jackson possui configura uma forma de empreender. Schneider (2012, p 82­84) elenca cinco formas de empreender, dentre elas a forma de se firmar sociedades, no caso de Jackson. Portanto a afirmativa está correta.

Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão

O gestor deve obter a autoridade, tratando os subordinados com muito respeito e competência. E para incentivar o colaborador na realização do seu trabalho é necessário convencê-los através de incentivos tangíveis como, recompensas materiais, oportunidades e condições físicas ideais ao trabalho.

 

Os conceitos apresentando, representam a ideia de qual pensador:

Nota: 20.0

A
Frederick Taylor
B
Henri Fayol
C
Elton Mayo
D
Chester Barnard

Você acertou!

Segundo Chester Barnard o gestor deve obter a autoridade, tratando os subordinados com muito respeito e competência. E para se incentivar o trabalhador, é necessário convencê-los através de incentivos tangíveis como, recompensas materiais, oportunidades e condições físicas ideais ao trabalho.
E
Abram Maslow

Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor

Leia o texto a seguir sobre as necessidades de transformações em um empresa.

O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém­ adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-­se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível.

O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando­-a como uma organização adaptativa.

 

Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que:

I. ­ seja voltada para o cliente;

II. ­ valorize a inovação e a criatividade;

III. ­ mantenha as crenças existentes;

IV. ­ promova o aprender a aprender;

V. ­ se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.

 

Assinale a alternativa correta.

Nota: 20.0

A
I, II e III, apenas.
B
I, II e IV, apenas.
C
III, IV e V, apenas.
D
I, II, III e V, apenas.
E
I, II, IV e V, apenas.

Você acertou!

A proposta de redesenhar a empresa visando torná­la mais adaptada ao contexto de mudança exige que ela adote uma postura de ser voltada para o cliente, conhecendo­o mais, sentindo suas necessidades, gostos e tendências. Também precisará valorizar e se tornar hábil em fazer acontecer criatividade e inovação em seu ambiente. Precisará trabalhar seus colaboradores para que se tornem efetivos trabalhadores do conhecimento com uma postura de aprender a aprender, ou seja, que sejam curiosos, ciente da importância de se saber mais, com humildade para buscar essa evolução e dedicados para que possam buscar boas fontes de aprendizagem. A transformação demandará uma postura de recompensa pelas contribuições inovadoras e adaptativas. Daí a necessidade de uma política clara de remuneração baseada em produtividade e cumprimento de rotas. Assim sendo, dentre as cinco proposições a serem implementadas pela organização para que tenha uma cultura adequada a seus objetivos apenas a proposição 3 é falsa, pois pensar em se redesenhar para se adaptar sendo uma empresa que cultua a manutenção das crenças existentes, será um desserviço ao que está por ela almejado. A adaptabilidade está em boa parte na capacidade das pessoas e organizações de se desapegarem de crenças limitantes, aderindo a novas crenças que possam ser mais eficazes e adequadas. Portanto, a resposta certa é a letra “E”.

Para saber sobre como buscar oportunidades em um mundo em transformação veja Schneider (2012, p 66-69).


 
 

💡 3 Respostas

User badge image

Manoel Picanco

alguém tem apol 2 -uta fase2 comportamento empreendedor e fundamentos da gestão. .uninter
4
Dislike0
User badge image

Néia

mercadológica
0
Dislike0
User badge image

naylinne paulla

Alguém tem o apol 1
Psicologia comportamento organizacional ?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais