Buscar

Explique os processos de formação do saco embrionário no interior do óvulo, o grão de pólen, a polinização e a dupla fecundação nas angiospermas.

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

A dupla fecundação é um processo em que um gameta une-se à oosfera, enquanto outro une-se aos núcleos polares. Para que esse fenômeno ocorra, é necessária uma série de fatores, os quais se iniciam com a polinização.

A polinização é a transferência do grão de pólen, produzido na antera, para o estigma da flor. No estigma, os grãos de pólen entram em contato com as células dessa estrutura feminina e absorvem água, o que desencadeia a sua germinação. Existem estigmas chamados de úmidos, os quais são ricos em tecido glandular que secreta uma grande quantidade de proteínas e lipídios, e também há estigmas secos, que apresentam uma camada hidratada de proteínas, carboidratos e um quantidade reduzida de lipídeos.

Quando o grão de pólen germina, ele origina o tubo polínico. Ocorre, então, caso não tenha ocorrido anteriormente, a formação dos dois gametas masculinos (os núcleos espermáticos) a partir da célula geradora. Ao apresentar o núcleo da chamada célula vegetativa e os dois gametas masculinos, o grão de pólen recebe o nome de microgametófito maduro.

O tubo polínico, formado a partir do grão de pólen, cresce através do estigma e do estilete. O crescimento ocorre entre as células do chamado tecido transmissor. Alguns grupos de angiospermas, entretanto, apresentam estiletes ocos que são revestidos por uma epiderme glandular por onde esse tubo cresce.

Ao chegar no ovário, o tubo polínico entra pela micrópila (abertura nos óvulos) e parece ser guiado, nesse ponto, por atrativos químicos produzidos nessa região. Então, ele encontra o saco embrionário, que é o gametófito feminino. Esse gametófito é formado por sete células e composto por oito núcleos: uma dessas células é a oosfera (gameta feminino), duas são as sinérgides, três são as antípodas e, por fim, a célula central, que possui dois núcleos, chamados de núcleos polares.

Ao chegar no saco embrionário, o tubo entra em uma das sinérgides e descarrega seu conteúdo. Depois de a sinérgide sofrer degeneração, os gametas masculinos seguem em direção à oosfera e à célula central. A dupla fecundação ocorre nesse momento, quando um gameta masculino une-se à oosfera e o outro, com os núcleos polares.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais