Buscar

Quais as células e o que elas estariam fazendo em cada patologia/lesão?

As patologias/lesões são:  Artroplastia total de quadril; Joanete; Condromalácia patelar; Osteopenia; Sarcopenia; Gota; Osteopetrose maligna autossômica recessiva; Fibrodisplasia ossificante progressiva.

💡 4 Respostas

User badge image

Pedro Renato

hum

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Foi usado conhecimento sobre inúmeros doenças ósseas e musculares para resolução dessa questão.


Artroplastia total de quadril: Não é uma patologia, mas sim o procedimento de substituição total de quadril.

Joanete: O joanete, denominação popular da deformidade do Hálux Valgo, é uma saliência óssea que se forma na articulação na base do seu dedão do pé. Forma-se um joanete quando seu dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora. A pele sobre o joanete pode ser vermelha e ficar dolorida e sensível.

Condromalácia patelar: é um desgaste na cartilagem do joelho, numa região chamada condilo femoral, que acaba ocasionando dor e inflamação no local. Ela é mais comum em mulheres e é dividida basicamente em quatro níveis, de acordo com a gravidade do comprometimento da patela. Quem sofre com algum grau de condromalácia patelar pode experimentar muita ou nenhuma dor, independente do grau indicado no diagnóstico. Além disso, por causar uma inflamação, pessoas com condromalácia patelar podem ter crises agudas de dor que, nestes casos, necessitam de medicação.

Osteopenia: consiste na perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos. Por isso, se não for tratada de forma adequada, a osteopenia pode virar osteoporose, que é um problema mais grave no qual os ossos estão muito fracos e podem partir com pequenas pancadas.

Sarcopenia: é a perda de massa muscular, um acontecimento que inicia aos 30 anos e é comum após os 50 anos de idade, período que há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos, principalmente devido à redução de hormônios como estrogênio e testosterona. 

Os principais sintomas desta situação incluem perda da força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades, como caminhar, subir escadas ou se levantar da cama. 

A gota ou artrite gotosa: chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que causa muita dor nas articulações. Os sintomas incluem o inchaço, a vermelhidão e a dor ao movimentar uma articulação, sendo que a mais afetada, geralmente, é a do dedão do pé, que fica dolorido, principalmente ao caminhar.

Osteopetrose maligna autossômica recessiva: é uma doença congénita rara da reabsorção do osso (menos de 1:200.000 nascimentos). É causada pela incapacidade dos osteoclastos para reabsorver o osso imaturo. Isto leva à formação anormal da cavidade da medula óssea e clinicamente aos sinais e sintomas de falência de medula óssea. A deficiente remodelação dos ossos provoca o estreitamento das foramina dos nervos cranianos, resultando em compressão dos nervos cranianos, em particular do nervo óptico. Patologicamente há uma persistência da esponjosa primária, caracterizada por núcleos de cartilagem calcificada no interior do osso. A remodelação anormal do osso primário, trabecular, para osso lamelar resulta num osso quebradiço com tendência para fracturas. Assim, as características clássicas desta doença são fracturas, deficiência visual e falência de medula óssea. A osteopetrose tem sido descrita na maioria dos grupos étnicos, embora por se tratar de uma doença muito rara, seja mais frequente nos grupos étnicos onde a consanguinidade é comum. A osteopetrose do lactente deve ser distinguida da doença autossómica dominante de início da idade adulta, muito mais ligeira, e da deficiência de anidrase carbónica II, que está associada com acidose tubular renal e osteopetrose menos grave. A doença é heterogénea e, embora cerca de 50% dos casos sejam provavelmente causadas por mutações no gene ATP6i, existe um número de outras etiologias genéticas prováveis.

Fibrodisplasia ossificante progressiva: também conhecida como FOP, miosite ossificante progressiva ou síndrome do homem de pedra, é uma doença genética muito rara que faz com que os tecidos moles do corpo, como ligamentos, tendões ou músculos, se transformem, lentamente, em osso, dificultando os movimentos corporais e causando fortes alterações na imagem corporal.

Fonte: https://orthoinfo.aaos.org/pt/treatment/artroplastia-total-de-quadril-total-hip-replacement/

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/joanete

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/condromalacia-patelar

https://www.tuasaude.com/osteopenia/

https://www.tuasaude.com/sarcopenia/

https://www.tuasaude.com/gota/

https://www.orpha.net/consor/cgi-bin/OC_Exp.php?Lng=PT&Expert=667

https://www.tuasaude.com/fibrodisplasia-ossificante-progressiva/

Acesso em 24 set. 2018.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Foi usado conhecimento sobre inúmeros doenças ósseas e musculares para resolução dessa questão.


Artroplastia total de quadril: Não é uma patologia, mas sim o procedimento de substituição total de quadril.

Joanete: O joanete, denominação popular da deformidade do Hálux Valgo, é uma saliência óssea que se forma na articulação na base do seu dedão do pé. Forma-se um joanete quando seu dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé, forçando a articulação do dedão a ficar maior e projetada para fora. A pele sobre o joanete pode ser vermelha e ficar dolorida e sensível.

Condromalácia patelar: é um desgaste na cartilagem do joelho, numa região chamada condilo femoral, que acaba ocasionando dor e inflamação no local. Ela é mais comum em mulheres e é dividida basicamente em quatro níveis, de acordo com a gravidade do comprometimento da patela. Quem sofre com algum grau de condromalácia patelar pode experimentar muita ou nenhuma dor, independente do grau indicado no diagnóstico. Além disso, por causar uma inflamação, pessoas com condromalácia patelar podem ter crises agudas de dor que, nestes casos, necessitam de medicação.

Osteopenia: consiste na perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos. Por isso, se não for tratada de forma adequada, a osteopenia pode virar osteoporose, que é um problema mais grave no qual os ossos estão muito fracos e podem partir com pequenas pancadas.

Sarcopenia: é a perda de massa muscular, um acontecimento que inicia aos 30 anos e é comum após os 50 anos de idade, período que há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos, principalmente devido à redução de hormônios como estrogênio e testosterona. 

Os principais sintomas desta situação incluem perda da força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades, como caminhar, subir escadas ou se levantar da cama. 

A gota ou artrite gotosa: chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que causa muita dor nas articulações. Os sintomas incluem o inchaço, a vermelhidão e a dor ao movimentar uma articulação, sendo que a mais afetada, geralmente, é a do dedão do pé, que fica dolorido, principalmente ao caminhar.

Osteopetrose maligna autossômica recessiva: é uma doença congénita rara da reabsorção do osso (menos de 1:200.000 nascimentos). É causada pela incapacidade dos osteoclastos para reabsorver o osso imaturo. Isto leva à formação anormal da cavidade da medula óssea e clinicamente aos sinais e sintomas de falência de medula óssea. A deficiente remodelação dos ossos provoca o estreitamento das foramina dos nervos cranianos, resultando em compressão dos nervos cranianos, em particular do nervo óptico. Patologicamente há uma persistência da esponjosa primária, caracterizada por núcleos de cartilagem calcificada no interior do osso. A remodelação anormal do osso primário, trabecular, para osso lamelar resulta num osso quebradiço com tendência para fracturas. Assim, as características clássicas desta doença são fracturas, deficiência visual e falência de medula óssea. A osteopetrose tem sido descrita na maioria dos grupos étnicos, embora por se tratar de uma doença muito rara, seja mais frequente nos grupos étnicos onde a consanguinidade é comum. A osteopetrose do lactente deve ser distinguida da doença autossómica dominante de início da idade adulta, muito mais ligeira, e da deficiência de anidrase carbónica II, que está associada com acidose tubular renal e osteopetrose menos grave. A doença é heterogénea e, embora cerca de 50% dos casos sejam provavelmente causadas por mutações no gene ATP6i, existe um número de outras etiologias genéticas prováveis.

Fibrodisplasia ossificante progressiva: também conhecida como FOP, miosite ossificante progressiva ou síndrome do homem de pedra, é uma doença genética muito rara que faz com que os tecidos moles do corpo, como ligamentos, tendões ou músculos, se transformem, lentamente, em osso, dificultando os movimentos corporais e causando fortes alterações na imagem corporal.

Fonte: https://orthoinfo.aaos.org/pt/treatment/artroplastia-total-de-quadril-total-hip-replacement/

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/joanete

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/condromalacia-patelar

https://www.tuasaude.com/osteopenia/

https://www.tuasaude.com/sarcopenia/

https://www.tuasaude.com/gota/

https://www.orpha.net/consor/cgi-bin/OC_Exp.php?Lng=PT&Expert=667

https://www.tuasaude.com/fibrodisplasia-ossificante-progressiva/

Acesso em 24 set. 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais