Buscar

Mauricio tem dupla nacionalidade originária ( BR e ES) Passou uma temporada na Espanha onde cometeu um crime e retornou ao Brasil...

Mauricio tem dupla nacionalidade originaria (Brasileiro e Espanhol) Depois de ter passado uma temporada na Espanha, retorna ao Brasil. Após 6 meses o Supremo recebe pedido de extradição sobre o réu. Poderá Mauricio ser Extraditado por crime cometido na Espanha?

💡 2 Respostas

User badge image

Rayane Fernandes

Segundo a CF/88, nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. 

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Não.

Segundo o STF, a orientação de que o Brasil não extradita cidadão nato é absoluta, se aplicando mesmo em caso de dupla nacionalidade originária.

O fato de não ser extraditado, no entanto, não significa a impunidade do cidadão, vez que seria aplicável o princípio da extraterritorialidade da lei penal brasileira, assegurando-se a responsabilização (STF, HC 83.113).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais