Buscar

Oque é Ultratividade da Lei ?

💡 6 Respostas

User badge image

Vivaldi's Moura

É a aplicação de uma lei que já foi revogada e por existir uma lei nova que pune mais severamente um fato criminoso.Aquela será usada em benéficio do réu por ela ser mais benéfica.Assim,ela terá efeito Ultrativa.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ultratividade da Lei ocorre quando ela é aplicada posteriormente ao fim de sua vigência.

No Direito Penal, por exemplo, se alguém comete fato criminoso hoje, cuja pena venha a ser substituida posteriormente por uma mais grave, prevalecerá a lei anterior, vez que mais benéfica. Deste modo diz-se que a lei anterior é ultrativa, mas somente para os fatos ocorridos durante sua vigência. 

Ex: Josias praticou crime na vigência da lei A, (mais benéfica), posteriormente revogada pela Lei B (mais prejudicial). Neste caso a lei A se projetará no tempo e produzirá seus efeitos na vigência na Lei B.

Do contrário, se a lei anterior for a mais gravosa, ela não será ultrativa. Neste caso a lei posterior é que retroagirá.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais