Entre o mundo medieval e o mundo renascentista, qual parece gerar mais angústia no homem? Por quê?
Giulliana Oliveira
Fazendo uma ponte entre passado e presente, independentemente do contexto histórico, a margem de questionamento dada ao homem já é, por si só, uma grande fonte de angústia. A Idade Média, considerada um período negro na história da humanidade, representa o retrocesso epistemológico nas diversas áreas e , consequentemente, no desenvolvimento da subjetivação e do pensamento individual.
O que te causaria mais angústia, a alienação de pensamento (Idade Média) ou a (re)descoberta da capacidade questionadora e produtora de conhecimento que a mente humana possui (renascimento), e que havia sido abafada por interesses sócio-político-religiosos de uma minoria protecionista?
A mínima ideia de questionamento é, e sempre será, muito mais angustiante do que a alienação e conformidade do cabresto...
Patrícia Hespanhol
É bem fácil de entender. Veja bem, na idade média o homem não podia pensar por si mesmo, a igreja e os altos escalões da época diziam o que a pessoa tinha que fazer e o que devia pensar. Por exemplo, eu nao poderia ler ou decidir sobre meu futuro porque isso é pecado, se eu nasci campones, vou morrer campones não posso mudar meu destino proque Deus quis assim. Depois da renascença o homem ja podia pensar por si mesmo, decidir seu futuro e tal. Essa possibilidade de ter que decidir causa angustia, pois vc tem medo de decidir errado. É muito mais facil quando alguém decide pela gente.
nayara ribeiro
CLARO QUE É O MUNDO RENASCENTISTA
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Psicologia, Psicanálise, Psicologia Comunitária
Daécio Batista
Psicologia Experimental
•UNIFCV
Jenifer Novaes
Compartilhar