Buscar

estrutura da membrana

me ajudem, resumido, por favor

💡 3 Respostas

User badge image

Janaína V. Ferreira

As membranas biológicas são formadas basicamente por lipídeos _como o colesterol e os fosfolipídeos_ e proteínas, sendo assim um mosaico fluido, onde moléculas se difundem lateralmente. São uma bicamada lipídica semipermeável, onde os lipídeos proporcionam sua fluidez e fomação da bicamada e as proteínas proporcionam a seletividade de moléculas. Como seus lípideos são anfipáticos (possuem uma cabeça hidrofílica e as caudas hidrofóbicas), em meio aquoso tendem a se unir para reduzir a área de contato com tal meio, o que possibilita a formação da bicamada lipídica, onde as cabeças dos lipídeos ficam em contato com o meio aquoso (ou interior e exterior celular) e as caudas interagem entre si, além de as extremidades da bicamada se ligarem/unirem para formar um compartimento fechado.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Membrana plasmática é uma bicamada lipídica que define a totalidade da célula. É formado por duas folhas de fosfolípidos, glicolípidos e proteínas. Contribui com a manutenção do equilibrio osmotico, regula a entrada e saida de substancias, e confere proteção a célula.

A membrana plasmática é capaz de receber sinais que permitem a entrada de partículas no interior. A composição química da membrana plasmática varia entre as células dependendo da função ou tecido em que são encontradas, mas pode ser estudada de uma maneira geral. A bicamada lipídica impede solutos polares, tais como minerais, de água, hidratos de carbono e proteínas, através da membrana difusa, mas geralmente permite a difusão passiva de moléculas hidrofóbicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais