Buscar

Evans-Pritchard sobre a instituição política entre os nuer, responda: O que podemos entender por sistema segmentar?

💡 2 Respostas

User badge image

Ellen Araujo

Existe pouca solidariedade interna nas tribos Nuer; entre tribos e entre segmentos de tribos, porém, existe uma grande solidariedade. Os conflitos são partes importantes da manutenção da estrutura social, diferentemente de Radcliffe-Brown, que pensa no conflito como orientação das formas de pensamento e não como algo cuja função seja balancear a estrutura. Há falta de centralidade governamental; o chefe possui função de mediador.

Além dos limites do tempo histórico, encontramos um plano de tradição no qual se pode supor que um certo elemento do fato histórico tenha sido incorporado num complexo de mitos; Os fatos têm, por conseguinte, uma posição na estrutura, mas nenhuma posição no tempo histórico, da maneira como nós o entendemos. Além da tradição, situa-se o horizonte do mito puro, que é sempre visto na mesma perspectiva temporal. Um fato mitológico não precede outro, pois os mitos explicam costumes de significado social geral, mais do que as inter-relações entre segmentos determinados, e não são portanto estruturalmente estratificados. O mundo, os povos e as culturas existem, todos, juntos, a partir do mesmo passado remoto.

 A natureza da região determina a distribuição das aldeias e, por conseguinte, a distância entre elas, porém os valores limitam e definem a distribuição em termos estruturais e fornecem um conjunto diferente de distância; os valores atribuídos à residência, parentesco, linhagem, sexo e idade diferenciam grupos de pessoas através da segmentação, e as posições relativas que os segmentos ocupam uns em relação aos outros fornecem uma perspectiva que nos permite falar das divisões entre eles como divisões do espaço estrutural.

1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

A lógica segmentar busca integrar os individuos dentro de seu grupo em níveis, onde cada um, dentro da sua estrutura social, desempenha sua função, ocupa sua posição nessa estrutura. O povo Nuer se reconhecia como nação. A estrutura segmentar Nuer se divide em tribos, aldeias, unidades domésticas, indivíduos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais