Buscar

Explique o conceito de estrutura social apresentado por Radcliffe-Brown?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, é importante deixar claro que a estrutura é o nome dado para o qual uma sociedade se organiza com relação ao status social (posição) dos membros que a compõem. Ademais, vale citar que a Antropologia tem como base o estudo do homem em todas as suas principais dimensões, constituindo-se como uma ciência que estuda os costumes, as crenças, os hábitos e os aspectos bio-psico-sociais dos diferentes povos que habitavam ou que habitam o planeta.

Nesse contexto, Malinowski e Radcliffe-Brown foram grandes nomes do funcionalismo e do estrutural-funcionalismo. Em seus trabalhos, eles isolavam uma sociedade para uma análise sincrônica levando em conta a integração funcional de seus elementos.

Em especial, Radcliffe-Brown defende que cabe ao antropólogo observar os comportamentos individuais de integrantes de grupos ou sociedades, comparando estas com as ações realizadas no passado. Além disso, o autor afirma ainda que a estrutura social pode ser apreendida através da observação, em seguida, o antropólogo formula generalizações da forma estrutural sobre a sociedade.

1
Dislike0
User badge image

Marcelo Moreira

Alfred Reginald Radcliffe-Brown (Birmingham17 de janeiro de 1881 — Londres24 de outubro de 1955) foi um antropólogo e etnógrafobritânico.

Radcliffe-Brown insere-se na tradição de Durkheim, tendo desenvolvido uma teoria estruturo-funcionalista[1] do social que se opôs ao funcionalismo de Bronislaw Malinowski, nos primeiros tempos da antropologia social britânica.

Embora frequentemente associado ao funcionalismo e considerado como o fundador do funcionalismo estrutural, Radcliffe-Brown negava veementemente que fosse um funcionalista e distinguia o seu conceito do função daquele preconizado por Malinowski,[2] que defendia abertamente o funcionalismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais