Buscar

porque o pâncreas é considerada uma glândula mista

💡 5 Respostas

User badge image

Mary Prates

É considerada uma glândula mista porque possui funções endócrinas e exócrinas. Endócrinas porque secreta hormônios como a insulina e o glucagon na corrente sanguínea, estes responsáveis por controlar os níveis de glicose. E é exócrina porque secreta o suco pancreático que contém enzimas digestivas.
6
Dislike1
User badge image

Juliana

Por que ele tem função endócrina e exócrina, ou seja, produz hormônios que atuam dentro do proprio corpo e hormônios que serão excretados para fora do organismo.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O pâncreas é um órgão do corpo adjacente ao fígado. É suscetível a várias doenças diferentes, incluindo câncer pancreático. O pâncreas é uma glândula mista porque contém células endócrinas e exócrinas.


Por exemplo, a lipase pancreática e a amilase são duas enzimas que são secretadas pelas células exócrinas do pâncreas. No entanto, a insulina, que é produzida pelas células beta do pâncreas, é um exemplo de um hormônio que é secretado por células endócrinas especializadas do pâncreas chamadas células beta.


Anatomicamente, o pâncreas é dividido na cabeça do pâncreas , no colo do pâncreas , no corpo do pâncreas e na cauda do pâncreas . A cabeça é cercada pelo duodeno em sua concavidade. A cabeça envolve dois vasos sanguíneos , a artéria mesentérica superior e a veia .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais