Buscar

qual a diferença de ponte de hidrogênio para ligação de hidrogênio?

💡 2 Respostas

User badge image

Wendy Iasmin

Ponte de hidrogênio é uma ligação realizada pela atração forte de átomos, por exemplo a molécula de H2O é uma condição de ponte de hidrogênio. Ligação já é mais fraca e é direta.

3
Dislike0
User badge image

Vitória Cristina

nenhuma, ponte de hidrogênio é um nome antigo, o termo aceito nos dias de hoje é ligação de hidrogênio.

2
Dislike0
User badge image

1 212105041

Ponte de hidrogênio é uma ligação química em que apenas dois elétrons são compartilhados por três átomos, tratando-se, de uma ligação deficiente de elétrons.

As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente os elétrons da ligação dupla e ficam com carga parcial negativa.

Por exemplo, a molécula de água pode formar ligações do tipo ponte de hidrogênio cuja representação é:

A linha contínua indica a ligação covalente, e a linha tracejada, a ligação gerada pela interação entre os dipolos elétricos presentes no oxigênio e no hidrogênio. Os três átomos envolvidos em uma ligação desse tipo, que podemos representar genericamente por:

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais